Seguidores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A melhor educação do mundo

Moi!
Hoje é sexta, amanhã é sábado... eba!
Essa semana foi a minha primeira semana na escola. Eu ainda tô meio chocada como a escola daqui é boa e como o ensino do Brasil podia melhorar. Meus pais precisaram pagar uma escola caríssima pra mim em Caruaru, minha cidade, por vários anos. E aqui eles tem tudo de melhor, ensino de graça, e ainda almoçam de graça na escola.
Os professores são criativos, sabem se expressar perfeitamente e não são tão conteudistas como no Brasil, o que eu achei muito bom, e eles sempre passam algum exercício, e estão sempre avaliando os estudantes. Por outro lado, os alunos respeitam muito mais o professor aqui. Pesquisando aqui na internet, descobri que a profissão de professor é a mais desejada na Finlândia, e mesmo assim não é o melhor salário (mas é muito bom). O professor daqui tem um salário razoavelmente bom de dois mil e quatrocentos euros, em média, e precisam estudar cinco anos na universidade e fazer especialização na área de ensino para ensinar.
Os alunos montam seu próprio horário e escolhe suas matérias em cada período, que muda a cada 6 semanas se eu não me engano. Quem quer fazer algum curso de medicina, por exemplo, estuda mais biologia e química do que os demais, quem quer relações internacionais estuda línguas, e assim vai. Ah, e eu ainda não conheci um finlandês que não falasse inglês. Todos eles aprendem no colégio, e é um inglês muito bom. E eu tenho aula de inglês e aula de história que é dada em inglês, e os professores só falam inglês! E na aula de espanhol falam muito espanhol, e na de alemão muito alemão, e assim vai.
E acima de tudo, o aluno respeita o professor. Porque educação é prioridade aqui e professor é autoridade. A sala tem quase 30 alunos, mas você não escuta um pio! E com o silêncio vem a concentração e a atenção. Ninguém faz outra coisa tipo mexer no celular, ou ficar olhando pro teto. É total atenção.
Aprendi muito com isso, e me lembrei muito de meus professores essa semana. Eles mereciam muito mais respeito, um bom salário e um pouco da nossa atenção, e os brasileiros são tão diferentes em relação aos finlandeses nisso... Precisamos melhorar nesse aspecto!
Além dessa boa impressão e de alguns amigos, eu não vou dizer que ameeei a escola... Eu fico mais cansada aqui porque são mais horas de escola do que eu tô acostumada, e muita coisa é em finlandês lógico --' Mas eu gosto! Eu tô fazendo novas amizades, aos poucos, e tenho artes, história, música, inglês e espanhol.
Os finlandeses é um povo que investe na inteligência, e por isso eu acho que eles vão avançar muito ainda na qualidade de vida e na economia desse país.

Ah e sobre a minha vida aqui... Tá boa! Primeira semana foi tranquila, bem melhor do que eu pensei que seria, ainda bem. É um pouco difícil se adaptar, se acostumar, se lembrar de tantas coisas novas. Mas fico bem quando lembro que tem muita gente torcendo por mim aí no Brasil, e aqui também! E a minha família tá sempre em casa, sempre conversando comigo... Isso é muito importante pra mim. E a saudade bate às vezes, mas eu tento sempre me manter ocupada. Por exemplo, hoje eu fui pra uma cafeteria depois da escola e vi um jogo de Ice Hockey no estádio (incrível!) e amanhã vou pra casa da minha conselheira, e domingo vou pra uma festinha do namorado da minha irmã.
Eu tomando sorvete na minha casa, aproveitando os últimos 22°C! Minha mãe me deu. Eu achei muito engraçado isso, comecei a rir quando ela me ofereceu, porque no Brasil eu só tomo picolé na praia, e não em casa!



Chocolate quente de hoje


Hyvää yötä, näkemiin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário