Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Rakeita

Oi :)
Vou falar um pouco de rakeita/rae. É uma coisa nova para mim, que descobri há alguns dias atrás aqui na Finlândia.

Eu tava no meu quarto bem tranquila, usando o computador, e começa a chover forte. Tudo bem. Depois meus irmãos começam a me gritar pelo meu nome "Rebeka! Rebeka! Venha aqui. Rápido!" e eu dei um pulo e fui ver o que tava acontecendo. Eles mandaram eu olhar para a janela, e eu olhei. Eu não entendi porque aquela agonia só porque havia uma "tespestade". Eu disse "tá chovendo" o.o e eles me disseram que não era uma chuva normal, eram rakeitas, pequenos cristais de chuva, como granizo!
Meu irmão saiu correndo pra fora pra me mostrar, e eu fui também lógico! E eu vi que caía pequenas pedrinhas, e eu fiquei tirando fotos e comemorando porque chovia "rakeita"s!

Eu, matuta, haha!

"está chovendo rakeita"!


Como intercambista curiosa, decidi fazer uma pesquisa do que é rakeita, o que foi bem difícil porque eu não entendo finlandês, é claro.

Rakeita é como granizo. Eles são formados quando existem fortes movimentos nas nuvens de trovão com movementos ascendentes. As condições atmosféricas têm que estar favoráveis (umidade suficiente e forte movimentação das partículas) . Os grânulos começam a desenvolver o fenômeno da rakeita quando o vapor d'água começa a condensar e congelar. As correntes de ascensão vão congelar e solidificar em temperaturas frias. Com muita umidade as rakeitas são congeladas e formam pequenos cristais de neve e gelo. A maior parte do crescimento dos grãos irá ocorrer no centro da nuvem, a cerca de 5-8km acima da Terra. Grânulos caem da nuvem para baixo quando o aumento do fluxo é reduzido ou o peso do granizo é muito grande para ser suportado com fluxo ascendente.

As maiores grânulos são, portanto, a uma altitude de cerca de 5 km. Grânulos pequenos têm tempo para derreter até certo ponto antes de cair para a superfície, por isso algumas vezes a rakeita bate em você já derretida.
Existem casos de granizos grandes que podem provocar grandes prejuízos, tais como destruição de carros e danos à agricultura, por exemplo, mas aqui na Finlândia e nos países nórdicos é mais favorárel a queda de pequenos grãos.

Não tenho certeza se o que eu escrevi tá certo, eu vi na Internet e tive que traduzir algumas coisas. Mas se alguém sabe mais sobre o assunto e está disposto a me explicar o fenônemo, eu adoraria!

Ah, sim. E a tal da Rakeita acontece poucas vezes no ano, e em geral ela dura poucos minutos (5-20 minutos), por isso que eles me chamaram com pressa! :D


Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário