Seguidores

domingo, 23 de setembro de 2012

O outono chegou!

Päivä!

O outono começou oficialmente esse fim de semana. É a estação do ano que não é tão quente como o verão e nem tão frio quanto o inverno, e as folhas ficam coloridas, amareladas e caem.
Não existe outono na região próxima a linha do Equador, pois a diferença climática não é muita, então eu tô aproveitando o máximo aqui essa linda paisagem. Está só começando, mas algumas folhas já caíram e as árvores tem diferentes cores, a mais perceptível é sem dúvida a cor amarela (mas eu também vejo muito tom de rosa).



O outono tá chegando, e eu já tenho que estar preparada para o inverno. Eu tinha um pequeno problema que todos os brasileiros têm nos países mais frios, que era não ter roupa de inverno. Os rotarianos geralmente emprestam roupas de alguém da família para os intercambistas, porque eles sabem que eu jamais vou usar no Brasil a mesma roupa que eles usam pra enfrentar uma temperatura de -30°C, além de ser caro e volumoso para colocar na mala. Eles estavam procurando roupas para mim há umas duas semanas, mas nada de encontrar.
Minha segunda família disse com antecedência que queriam fazer alguma coisa comigo, então terça-feira eu saí com eles. Fui com a família completa (host pai, mãe e irmã), e eles pararam em uma loja. Chegando lá, eles me explicaram que, como não encontraram ninguém que podia me emprestar roupas de inverno e eu vou passar o inverno lá, vão comprar roupas de inverno para mim, e que provavelmente eu não vou querer levar essas roupas para o Brasil (óbvio), porque seriam inúteis para mim, e eles vão deixar guardado para a próxima intercambista que for pra lá. Eu não sabia se deveria responder "obrigada" ou "não precisa", ou algo assim, mas o que eu fiz foi sorrir e agradecer!
Fui para a minha futura casa depois e até brinquei com a minha irmãzinha, muito fofinha! Ela tem sete anos, então eu suponho que ela não sabe nada de inglês, porque 7 é a idade que as crianças vão pra escola pela primeira vez na Finlândia. Fico feliz de ter irmãos pequenos porque eu gosto de crianças e vou poder aprender o idioma com eles de todo jeito!

E falando em idioma, eu comecei um curso em finlandês, e o Rotary que paga para que eu estude. Tem vários intercambistas também, é legal.
Fiz uma prova de espanhol sexta-feira, e até que foi boa!
E próxima semana vou começar um novo desafio aqui na Finlândia... Aulas de Italiano na escola! :)

Fiz a minha apresentação na aula de música essa semana, e o professor disse que ele gostou muito. Acho que eu fui bem! Falei sobre o samba, frevo, bossa nova, chorinho, capoeira, axé... Falei dos instrumentos, ritmo, e até sobre a História do Brasil.
O professor falou também em uma aula sobre Garota de Ipanema, e a gente teve que tocar batuques, cha cha chá e outros instrumentos. E as pessoas daqui são terríveis em ritmo, eu tentei ensinar "peito estrala bate peito estrala peito bate" por 10 minutos, e eles não aprenderam!!! Eu sou brasileira e sou péssima em ritmo, mas sou muito melhor do que eles nesse aspecto.

 
Caixa da minha escola com alguns instrumentos


Esse final de semana foi o acampamento do meu distrito do Rotary, D1430, e foi muito muito bom! Já sinto saudades dos intercambistas e de cada momento único lá.

Intercambista quando se junta praticamente não dorme, por isso eu tô com muito sono agora, e vou tentar dormir mais cedo hoje. Se esse post ficou uma bagunça, você já sabe o porque.

Hyvää yötä :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário