Seguidores

domingo, 9 de setembro de 2012

Perunat ya Puolukka

Moi moi!
Esse final de semana foi bem diferente, e foi ótimo!
No sábado pela manhã eu fui com minha mãe e meus dois irmãos mais novos para um lugar perto de Kuopio, 15 quilômetros talvez? Não me lembro. Um lugar chamado Vehmersalmi, a maior ilha da Finlândia. Pegamos uma balsa e fomos para a casa dos pais da minha host mãe, e fui recebida muito bem, mesmo eles não falando inglês. Chegando lá, nós comemos e depois eu fui catar batatas! Literalmente. Sério :D
E foi um trabalho muito divertido, apesar de ser um pouquinho cansativo, claro. Eu, minha mãe, minha irmã de 11 anos, meu irmão de 14 anos, meus avós e o meu host tio catávamos as batatas (ou perunat, em finlandês) na terra e colocávamos no balde, e quando estava ficando pesado nós despojávamos em caixas em um caminhão. De vez em quando, alguém passava esse tipo de trator por cima da terra, e aparecia mais batatas visíveis, e lá vamos nós catar de novo. Tava frio (entre 8° e 9°) e chovendo.Não entendi muito bem para aonde vai as batatas, eles não souberam me explicar em inglês. Mas tudo bem!





Baldes, luvinhas e botas especiais. Mãos à obra!


Catei muitas batatas, por mais ou menos meia hora ou uma hora completa. Depois disso a minha avó deu 20 Euros para cada um de nós, e eu recusei é claro, mas minha mãe disse para eu aceitar porque ela gostava disso, e ela tava muito feliz porque nós a ajudamos. Sério, eu me diverti catando batatas. E ainda ganhei vinte euros por isso! Tô com a vida ganha!!!
Depois disso, ela fez um pequeno lanche para os netos, enquanto o pessoal mais velho estava tomando uma xícara de café. Tinha bolinhos e biscoitinhos, e ela ficou nos observando comer. E então eu vi que vó é vó. em todo lugar do mundo, e elas são iguaizinhas! Meu avô sempre falava comigo, mesmo sem eu não entender muito bem é claro. Eles são uns fofos. E eles ainda me deram picolé perto de ir embora. Eu estava com frio, porque eu tinha catado batatas fazendo 8° e chovendo por quase uma hora. Mas eu tomei o picolé mesmo sendo frio, porque afinal eu tô na Finlândia, e fiquei muito agradecida por tudo.
À noite eu fui para a casa da minha amiga, Taru, e lá eu vi Katharina, minha amiga intercambista da Alemanha que estuda na mesma escola que a minha, e a ex-intercambista Jadee, do México, e conheci pessoas novas, finlandesas. Muito legal! Ouvi muito Michel Teló de novo, é claro. kkkk. Eu me diverti muito! :)

Hoje de tarde/noite eu fui com Teemu dar uma volta, e fomos para a floresta catar berries, a frutinha da foto ao lado. É bolinha pequenininha e tem um gosto que lembra acerola. Eu conheço berries vermelhas e azuis, não sei ainda se existem outros tipos.





Foi muito legal e diferente também, nunca tinha feito nada parecido antes. É, você pode vê-las em muitos lugares, mas muita gente passa pelas florestas para pegá-las, então fica mais difícil. E aqui na Finlândia é segredo aonde você encontrou! Então não vou lhe dizer aonde eu fui haha :)
Com uma pequena pá, chamada Rohmu, você pode pegá-las mais facilmente. Quando o Rohmu está cheio, eu despejava no balde. Eu fui com dois cachorros (lindos, lindos!), e eu estava tentando ser mais rápida do que eles porque eles também gostam de berries haha :P
Nosso balde com berries e Rohmu (eu não sei como escrever no plural)

Aprendi um pouco sobre as florestas da Finlândia também, tanto que eu vou fazer um post só falando sobre isso, até porque é um assunto interessante de ser abordado (eu acho)!

Catei muitas berries :D E foi muito legal! A floresta daqui da Finlândia é muito divertida, e é linda. Depois disso eu fui para a casa de Teemu, conheci Ninna e uma cadelinha que não estava com a gente antes. Ela é tão carinhosa que sentou no meu colo, mesmo eu estando com um livro e minha câmera no colo haha!




Na janta teve frango com leite de coco, fava e grão de bico como feijões, e melancia na salada! Bem brasileiro. E eu ainda estava escutando músicas brasileiras na caixa de som que colocaram para mim.
E eu ainda ganhei algumas roupas emprestadas para o outono, e talvez o inverno. É muito legal da parte das pessoas me ajudarem com roupas, porque elas são caras e só vou precisar delas em uma parte do ano, e eu não vou levar para o Brasil porque eu não vou usar lá e ocuparia um bom volume na minha mala, e isso não seria muito bom porque eu já não tenho muito espaço para uma vida nova de um ano, eu não iria ocupá-lo com roupas como lembrança.




Eu catando berries haha

Janta deliciosa!


Resumindo, tive um final de semana incrível! Muitas pessoas são amáveis e se esforçam para me ver feliz e me ajudar, porque sabem que eu sou diferente aqui, e preciso de uma ajuda. Quando eu cheguei aqui parecia um "bichinho do mato", mas é normal de todo intercambista eu acho haha.
Me sinto com sorte por ter amigos, família e Rotary por perto. Adoro a Finlândia, adoro essa oportunidade de nova vida. Já amo esse país!

Amanhã vou conhecer a minha nova futura família, estou ansiosa por isso! :)
Hyvää yötä!

(Perunat ya Puolukka = Batatas e berries)

Nenhum comentário:

Postar um comentário