Seguidores

domingo, 22 de julho de 2012

Suomi, Finlândia!

Um pouco sobre a Finlândia

Hei!
Tantas coisas que eu já falei aqui... Mas falta falar sobre a Finlândia!! A Finlândia é um país bem distante, pequenininho e muito diferente do Brasil, talvez seja por isso que os brasileiros, em geral, não sabem muito a seu respeito. Ela não é muito citada nas aulas de geografia, nas de história de jeito nenhum, e não passa muita coisa na televisão. E não existe quase nenhum livro em português que fale sobre a Finlândia ou o finlandês , porque eu já procurei saber disso. Ou seja, a verdade é que eu já até ouvi uma vez "Finlandia? O que é isso?" e eu admito que fiquei com raiva, mas eu também já ouvi que o Brasil fica em Portugal e que a capital é Buenos Aires, do mesmo jeito que já ouvi gente falando que a capital dos Estados Unidos é Nova York, etc, então desejo encarecidamente que as pessoas estudem cada vez mais, porque conhecimento é tudo. Quem me disse isso sobre a Finlândia foi um funcionário de uma grande livraria. Eu tento perdoá-lo porque talvez ele não tenha estudado na vida, ou sei lá. Mas foi importante isso ter acontecido, porque este fato me inspirou a fazer um post inteirinho sobre meu futuro país, bem resumido, porque tem muita, mais muita informação!

A Finlândia é um país nórdico da Europa com uma área total de 338.000 km² (quase 25 vezes menor que o Brasil!) muito conhecido por seus lagos e florestas. Ela faz fronteira com a Rússia, Noruega e Suécia. O idioma oficial é o finlandês e sueco, pois cerca de 6% da população tem como "língua mãe" o sueco devido ao fato de que a Finlândia já pertenceu à Suécia. A Finlândia é um país de alto padrão de vida e muito bem colocada em várias comparações internacionais. Ela  tem 99% de alfabetização e possui altíssimo nível de qualidade de vida (saúde, educação, economia...).
É um país localizado na zona Fria Norte do planeta, ou seja, o inverno é rigoroso, podendo chegar a -30°C e no extremo norte o sol pode ficar 51 dias sem nascer, e no verão a temperatura média máxima é de 20°C e o sol se põe durante 73 dias.
Moeda: Euro
Capital: Helsinque
Governo adotado: República
Religião: Maioria pertencente à Igreja Evangélica Luterana


Possui uma cultura muito rica que vou contar bem direitinho quando eu estiver lá, além de outras coisas como alimentação, costumes, etc.
A Finlândia é muito conhecida pela NOKIA, pela ocorrência de aurora boreal, o sol da meia noite e pela casa do papai noel que se localiza na Lapônia, que é na Finlândia!

Algumas informações dadas eu vi no Wikipedia. Eu não confio muito no site, mas a verdade é que não existe muita informação sobre a Finlândia na internet. Mas não se preocupem, vou tentar relatar muitas coisas sobre a Finlândia aqui!

A Finlândia de vermelho :)

É um país lindo, com pessoas bastante simpáticas (ainda não vi ninguém me tratar de maneira fria, de acordo com o que dizem a respeito dos europeus) e que com certeza vou aprender muito lá!
Olen jo rakastan Suomessa <3
Eu amo a Finlândia <3





Se quiser saber mais sobre a Finlândia, me avise e mesmo que eu não saiba lhe responder vou procurar a resposta. Espero que o post tenha sido positivo para todos!

Hyvää yötä e uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário