Seguidores

domingo, 8 de julho de 2012

Brasília

Oi, de novo! Espero que esteja tudo bem com vocês. Cheguei em Caruaru na quinta-feira, fim de tarde. Como eu tava muito cansada eu não saí de casa e fiquei conversando sobre o processo do visto com uma amiga da Bahia que vai pra Finlândia também, Maria Alice, e depois fui dormir.
Eu tirei o visto em Brasília, pois é a única embaixada finlandesa no Brasil. Foi legal porque deu pra conhecer a cidade, o clima (apesar de lá ser muito seco) e outras coisas locais, sendo assim, aprendi na prática bastante coisas interessantes sobre a cidade!

Brasília é a atual capital do Brasil e sede de governo do Distrito Federal (DF). É uma cidade muito citada historicamente devido a 'Era JK' (Juscelino Kubitschek), presidente do Brasil, o homem que lançou o projeto de desenvolvimento do Brasil "50 anos em 5", uma garantia de rápido desenvolvimento na área de transporte, energia, indústria de base, alimentação e educação. E assim, Brasília cresceu rapidinho! Houve a construção de 20 mil km de rodovias, desenvolvimento da indústria e muitas outras atividades que foram responsáveis para o Brasil dar um passo maior e o PIB brasileiro crescer 7% ao ano e a Produção Industrial crescer 80% ao ano. Aprendi no colégio que esse período se chama Anos Dourados, pois tudo aparenta estar uma maravilha e se desenvolvendo rapidamente. Porém, houveram alguns prejuízos, afinal, muita coisa foi feita e muito dinheiro gasto, obviamente. Então Brasília passa a ter uma dívida externa e um déficit nas contas públicas, quitado após um bom tempo depois de algumas medidas como aumento da inflação e impressão de papel-moeda.
Brasília é uma cidade muito organizada. Ao visitar, o turista rapidamente percebe que existe um setor só de hotéis, outro só de restaurantes, outro de embaixadas muito incrível, com uma embaixada de todos os países, eu creio, e coisas do tipo. Ela foi "arquitetada": ruas, prédios, árvores e lagos da cidade foram muito bem pensados e depois projetados por Oscar Niemeyer, vivo até hoje com um pouco mais de cem anos. É tão impressionante que suas principais ruas formam o desenho de um "avião", e quando eu estava perto de pousar eu pude vê-lo, é muito legal!


Para terminar o meu comentário sobre Brasília, a cidade possui o Planalto da Alvorada (a casa, ou melhor, o palácio que a nossa presidente mora), o Congresso, vários museus, incríveis catedrais e a taça dos três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo), e é lá que os deputados e senadores trabalham!
-
Ah, e eu odiei o clima seco, a boca fica seca e dá vontade de passar hidratante de cacau o tempo todo, então se você for pra lá um dia beba bastante água e compre um hidratante labial, e se você tem algum problema respiratório deve tomar um cuidado bastante extra!

Achei que seria legal falar um pouco sobre a capital do país e sobre a incrível história desta cidade, espero que tenham gostado :) Uma boa semana para todos! :*


Catedral de Brasília

Congresso Nacional


Palácio da Alvorada

Lago artificial e ponte JK

:)



Nenhum comentário:

Postar um comentário