Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aprendendo Finlandês

Como é aprender um idioma completamente diferente do seu

Hei! Miten menee?  (Oi! Como vão as coisas?)
Eu estou aproveitando minhas férias para fazer coisas que normalmente eu passo um bom tempo fazendo, como mudar o meu quarto, ler livros, estudar sobre a Finlândia e estudar finlandês.

A língua finlandesa é um idioma da família de línguas urálicas do grupo fino-permiano, ao qual também pertencem o húngaro e o estoniano. O finlandês não pertence ao tronco indo-europeu, contrariando a maior parte dos países europeus. Pertencente ao tronco urálico e ao ramo fino-perniano, assim como o estoniano e o livónio, tem morfologia do tipo aglutinante, e o acento tônico sempre está na primeira sílaba da palavra.
O finlandês é falado na Finlândia, na Estônia (Íngria), Suécia (Vale de Torne), Noruega (Finnmark) e noroeste da Rússia (Carélia) e tem um total de falantes de 7 milhões.

Estudar finlandês requer um pouco de paciência, mas sinceramente não é tão difícil. Atualmente, eu estou estudando pelo Livemocha, porém nele não existe o ensino gramatical, então é quase que decoreba, e o site  não dá muita ajuda de como pronunciar. Mesmo assim não é nenhum bicho de sete cabeças. No finlandês a pronúncia das palavras é da mesma maneira que é escrita, diferentemente do português, o que facilita muito! O alfabeto é quase a mesma coisa, o que é difícil mesmo é a gramática, que é muito complexa. Mas mesmo assim, se houver dedicação e se você realmente tiver vontade de aprender, aprende rapidinho!

Vejam como eu aprendi o alfabeto! :B


Eu já sei falar em finlandês " Oi, meu nome é Rebeka. Tudo bem? Tenho dezessete anos e sou brasileira. De que país você é? " E outras coisas super importantes como "não entendo", "você pode repetir", "obrigada", etc.

"Terve, minemi on Rebeka. Mitä kuuluu? Minä olen seitsemäntoista vuolta vanha ya olen brasiliasta. Mikä maasta sinä olet kotoisin?"

Hyvästi! Adeus! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário