Seguidores

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festa Junina

Oi, Mitä kuuluu? :)
Ontem faz um mês que eu criei esse blog, e tá sendo uma experiência bem divertida. Algumas pessoas comentam sobre o que eu postei, o que eu vou postar, e ficam ainda mais curiosas pelo intercâmbio de jovens e pela Finlândia, o que eu acho muito legal!
Hoje (dia 14)  faltam exatamente três semanas para eu estar chegando na Finlandia, me despedir de toda a minha família, meus amigos, minha terra e meus costumes. Dá um arrepio estranho de saber que tá muuito perto, mas é uma sensação gostosa.

Eu vou falar hoje sobre a festa de São João da minha turma do colégio, que eu inclusive já citei aqui que escreveria. Foi um dia importante pra mim porque, além de ser meu último dia de aula no colégio em que eu cresci e estudei a vida inteira, o meu coordenador que está lá há um tempão vai sair do colégio também, ou seja: clima grande de despedida! Todos nós fizemos uma linda homenagem para ele, fizemos ele chorar e choramos também (algumas pessoas). Foi o meu último trote também. Trote é uma coisa que os alunos fazem para arrecadar dinheiro para a festa de formatura, que no meu colégio funciona com temas pré-definidos (ex: profissão, pijama, banho) e todo mundo tem que ir vestido do tema, ou então paga uma taxa maior para a festa de fim de ano. Eu sei que parece meio estranho pra quem não é da nossa cultura ou não participa de colégios que tem trote, mas pra a gente é super normal, e muito divertido! Todos vão para o colégio e na hora do intervalo veste algo para caracterizar o "trote", tiramos fotos e rimos bastante. Enfim, só explicando mesmo!

Então, o trote do último dia de aula foi São João, bem típico de Caruaru, minha cidade :D Todo mundo foi com alguma roupa junina, ou de xadrez, e fizemos uma grande dança matuta na quadra do colégio, onde todos fazem uma roda, um túnel... Só vendo pra entender! Fiquei muito feliz porque deu pra reunir todos os amigos do colégio de um jeito divertido, tiramos várias fotos e eu vou guardar com muito carinho. São todos especiais porque meu colégio é minha segunda casa e eu cresci com muitos deles :)
Minha amiga filmou a dança para mim, mas tô com problemas para postar aqui, não sei se vai dar para vocês o verem. Peço desculpas por isso!

Hyvää yota! 

(Tô tentando aprender finlandês pelo livemocha.com , minha escrita tá até boa, eu acho, mas a pronúncia, ih... mais ou menos!)







Típica roupa junina (eu tive muito problema com essa roupa por isso que ficou folgada!)

Meu par na dança! Zaqueu :)



Minha turma do colégio, meu C-1!






Nenhum comentário:

Postar um comentário