Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

EYP

Hi! :)

Esse final de semana (sexta, sábado e domingo) eu fui para Tampere, uma das maiores cidades da Finlândia. Aconteceu lá o EYP (European Youth Parliament). Fica a mais ou menos 3h30 de distância de Kuopio, de trem. Kiara, intercambista da Alemanha em Kuopio, e Alexa, intercambista do Alasca também em Kuopio, também estavam comigo, além de nossas amigas da escola.
Foi uma viagem ótima, tirando a parte que eu não encontrei a minha carteira de estudante... Resultado: tive que pagar outra passagem no trem. E o pior de tudo é que tava comigo o tempo todo, eu encontrei depois! Raivaa!

Eu era suposta a estudar anteriormente sobre o tema do fim de semana, mas eu sou intercambista e não estudei praticamente nada, não vou mentir. Mas uma grande motivo para isso é que eu tive uma semana realmente ocupada antes da viagem, e eu ia estudar no trem, mas o trem que eu viajei não tinha wi-fi. Ê, sorte.

Cada pessoa tinha um tema para estudar e as pessoas desse tema são as pessoas do grupo que eu passei a maior parte do tempo. Tínhamos que debater entre nós e encontrar soluções para esses problemas. No meu caso, o meu tema foi Síria e seus problemas sociais, e deveríamos formular medidas para os problemas, e tudo isso em inglês. A grande maioria das pessoas eram da Finlândia, mas tinha outras de outros países da Europa e nós intercambistas.

Teve momentos de descontração, esforço, diversão, atividades... Foi um evento formal e bem informal ao mesmo tempo. Fiz amigos, aprendi coisas novas, aprendi palavras novas (em inglês), brincamos de brincadeiras como a do nó, a do ninja, etc!




No sábado à noite, teve uma festa cujo tema foi Halloween, e eu não fiquei menos de uma hora porque eu tinha que pegar o ônibus porque o Rotary disse que eu não podia dormir lá, então eu dormi na casa da irmã da minha conselheira (super gente boa, por sinal), mas foi da hora! 

Amigas! :)

E no último dia, domingo, foi o dia das resoluções. Foi simulado um parlamento, porque todo mundo estava usando roupa formal e sentado com seus grupos. Eu fiz a leitura das nossas resoluções em inglês, e eu tava muito nervosa porque meu inglês não é nada comparado com o deles... Eu tava lendo até o que eu não sabia. Mas eu pratiquei um pouco, e todos me elogiaram! :D


Momento de descontração

Meu grupo, AFET I- The Committee on Foreign Affairs I

Tão vendo essas plaquinhas? Essa daí (AFET I) era pra mostrar para a mesa do presidente que alguém do grupo tinha perguntas pra fazer pro outro grupo. Tinha uma azul com o nome PRIVILEGE que significa que a gente não ouviu ou entendeu o que alguém falou, e se for usada a pessoa deve falar novamente. A amarela  significa que a gente tem uma resposta imediata pronta e eu não me lembro da vermelha , pra falar a verdade!

Todos os grupos apresentavam as suas resoluções, e qualquer pessoa poderia reivindicar, fazer uma pergunta, questionar a resolução. Primeiro o grupo apresenta as resoluções e depois é aberto o momento de  alguém discursar sobre a nossa resolução, se alguém quiser. Depois começa o momento dos questionamentos, depois temos 3 minutos para dar a respostas e uma pessoa é quem dá-las, depois podem questionar de novo, temos mais outros minutos para elaborar as respostas, e depois outra pessoa do grupo dá um discurso para finalizar a nossa apresentação.

Depois disso, a banca do presidente pede pra levantar a mão quem é a favor, contra ou indeciso. Se o número de mãos for muito próximo, eles contam de pessoa em pessoa, num processo rápido.
Como tuudo foi em inglês, e eles estudam inglês muito mais do que no Brasil, e eu nem sei muito inglês, teve uns momentos que eu fiquei voando, não entendia tudo... Mas foi muito bom porque eu aprendi coisas novas e saí de lá diferente, com novas visões das coisas, fiz amigos e eles eram muito atenciosos e me entenderam, me apoiaram e disseram que se eu não entendesse algo era pra perguntar pra eles.

Nossa resolução não foi aprovada, por pouco. Mas eu sei que fizemos um bom trabalho! (Mais eles do que eu).

No primeiro dia eles disseram para nos abrirmos e dá uma oportunidade a nós mesmos de aprender, de saí de lá diferente. E posso dizer que com certeza eu estou muito mais diferente do que quando eu entrei lá. Agora eu sinto como nunca como a Síria precisa de nossa ajuda, como precisamos tomar uma atitude em relação ao Irã e as circunstâncias nucleares, como é importante votar, como é importante procurar uma solução para as armas sem que as pessoas deixem seus Hobbies e que diminua as mortes por armas de fogo, como é importante tomar uma providência em relação ao aquecimento global. Como é importante saber de tudo isso! E como é importante o papel daquelas pessoas que são responsáveis por qualquer decisão importante para o mundo.

Fiquei pensando, como eu gostaria de fazer isso no Brasil! Assim que eu cheguei em casa eu liguei o meu computador e procurei saber sobre isso. Eu encontrei algo na internet, e os jovens interessados tem que estar no colégio. Mas eu provavelmente não vou voltar pra escola no Brasil, porque eu já tô estudando aqui. Como eu gostaria de ter tido essa oportunidade de ter feito isso no Brasil, como eu gostaria de ter me esforçado mais e ter sido a melhor. Mas eu fico feliz de ter participado do parlamento da Europa. E que privilégio eu tive de ter estado lá!

Uma boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário