Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Neve! (Pra valer)

Neve, finalmente!


Finalmente nevou pra valer aqui, e dessa vez eu vi e senti!!

Na segunda-feira eu acordei às 6:40 da manhã e ainda estava escuro, porque o dia está cada vez mais curto, e eu puxei a cortina só pra saber se tinha neve do lado de fora, mas na verdade isso já virou uma rotina... quando de repente eu vejo tudo brancoooooooo! Felicidades mil quando eu vi a minha primeira neve, eu queria ter pelo menos uma foto da minha expressão quando eu a vi!



Foi ótima a sensação de sair de casa e nem sentir muito frio (-1°C), usar minhas botinhas especiais para a neve que a minha segunda família comprou para mim, e pisar no fofinho branquinho.
O lago ainda não congelou, mas dá pra ver que algumas partes já estão um pouco congeladas. Tem que estar mais frio pra congelar e poder patinar ou andar no lago, porque os lagos são enormes.

O que eu achei bom da neve:
A neve é legal. É uma delícia pisar na neve, mas nem sempre. Ficar pisando na neve o tempo todo esfria o sapato (se bem que eu tenho um ótimo para a neve). Os finlandeses não gostam da escuridão do inverno (em dezembro, por exemplo, o sol aparece por aproximadamente 4 horas), e eles sempre dizem que quando a neve vem é bom, porque não fica tudo tão escuro. E é verdade, porque o céu estava mais cinza e dá pra ver pela foto que estava razoavelmente claro (quando deveria estar tudo completamente escuro). Aparentemente a neve também é divertida devido aos bonecos de neve, guerra de neve, anjo na neve e um milhão de coisas que dá pra fazer com ela. Mas eu não vi ninguém, ninguém brincar com a neve, tirando um parque com criancinhas com aproximadamente 4 anos de idade escorregando em "carrinhos de plástico". Qual é galera, será que os finlandeses acham isso careta ou infantil demais? Que pessoal mais sem graça :( eu nunca vi neve, quero brincar mesmo, e daí? E eu vou fazer isso tudo, só preciso de alguém pra ir comigo, ou pelo menos tirar fotos minha!




O que eu achei ruim da neve:
Em alguns lugarers não tem neve, tem gelo. A básica diferença é que a neve é fofa e o gelo é escorregadio. Neve era linda e fofa pra mim, não importava as consequências, e eu estava falando sobre isso com as minhas amigas, até eu ver um senhor que escorregou no gelo na minha frente... DE CARA. E ele ficou lá uns segundos sem ninguém ajudá-lo, não sei se foi o choque ou porque pensaram que ele ia conseguir se levantar... Ele precisou de ajuda para se levantar, e ele estava com o rosto sangrando. Sangrando! Por causa do gelo! Agarrei forte o braço de Kiara, intercambista, e que medo eu tô de escorregar na neve agora! O pior é que eu já escorreguei umas 5 vezes, é quase inevitável. Mas eu não caí ainda, felizmente! E espero que quando eu cair eu não me machuque. Digo isso porque eu perguntei qual é o segredo pra não escorregar, e minha família e meus amigos disseram que não tem segredo, você apenas cai às vezes! Triste!

Outra coisa ruim da neve: Por isso que em alguns trechos eles colocam terra e pedrinhas, pra não ficar tão escorregadio.
Hoje foi um dia "quente", a temperatura chegou até 4°C, e a neve derreteu. Agora praticamente não tem mais gelo nem neve, só água e lama. Tá muito sujo! Tá como uma mistura de tudo, e o chão tem um aspecto de nojento mesmo.




Só pra vocês terem uma ideia da neve mesmo. E amanhã eu tenho prova de vocabulário de italiano, e eu tenho que estudar em dobro porque a prova é pra traduzir italiano-finlandês e finlandês-italiano, e a professora me odeia, ela me dá tarefa de casa extra, olha feio pra mim, fica com raiva porque eu vou pra reunião do Rotary na aula da sexta, etc. Ela devia é no mínimo feliz porque eu sou intercambista, vou pra escola e me esforço ¬¬

Uma bela tarde/noite para todos! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário