Seguidores

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Culinária Finlandesa

Vamos falar daquilo que faz o estômago cheio, o apetite saciável e um corpinho redondinho: Comida!

A alimentação dos finlandeses é geralmente leve e saudável, sem muito sal ou muito açúcar e com muita verdura e legumes. Eles comem muito mais salada do que nós, porém comem um pouco menos frutas. Como eu já disse aqui, a escola está presente na alimentação das crianças e adolescentes porque todo dia tem almoço de graça, e lá tem salada todo dia, e às vezes frutas.

O estilo finlandês é comer pouco e várias vezes ao dia, o que é mais saudável do que ter grandes refeições poucas vezes. Quando eu cheguei eu estava muito acostumada ao estilo brasileiro de comer comidas pesadas e às vezes até repetir, mas digamos que com o tempo "o meu estômago começou a se acostumar", se bem que ainda acho que em geral eles comem menos do que nós, brasileiros. O que eles botam no prato é quase nada, o que dava até vergonha se eu tinha fome #sinceridades

O café-da-manhã pode ser um sanduíche, mas o sanduíche é completamente diferente do nosso. Eles tem pão preto aqui, e eles comem este muito mais do que o branco. Não é manteiga, mas eles colocam uma coisa que eu não sei explicar e é quase manteiga: é mais branca e com menos sal, e geralmente o sanduíche tem o pão preto, a manteiga, queijo, presunto e pepino (nossa, como os finlandeses amam pepino!!! demorei pra me acostumar, e até hoje prefiro sem). O sanduíche não é morninho nem grelhado. Sanduicheira é super raro aqui, ah que saudade da minha! Leite acompanha de manhã, de tarde, de noite, no lanche... Leite é o tempo todo aqui, e é sem açúcar, sem chocolate e sem ser morninho. Eu gosto do leite daqui, porque ele quase não tem gosto, é bem suave.
Mingau, papa de aveia + framboesa - Eles amaaam! Super tradicional café-da-manhã. Pode colocar morango ou uma calda com bagas no lugar da framboesa. Mas coloque mesmo, porque esse mingau é muito salgado e é horrível comer sozinho, vá por mim.
Cereal (que por acaso, os cereais daqui são uma delíciaaa) e sanduichezinho serve como café-da-manhã também.


No almoço, que tenha batata, sempre batatas. Algumas vezes é um macarrão pequenininho com queijo e presunto, pode ser sopa, algumas vezes pode ser arroz (na minha escola tem arroz uma vez por semana e a minha host mãe faz às vezes).
Pra acompanhar, pode ser peixe (aqui eles comem muito salmão), almôndegas, às vezes frango... Durante a minha estadia aqui na Finlândia, só comi a verdadeira carne uma vez! Um filé mignon nos meus primeiros dias. Aparentemente a carne é cara aqui, o que explicaria porque os finlandeses nunca a comem. Churrasco? Só comi duas vezes aqui. E nem pense que é como no Brasil, que você se entope de carne com gordura e seu pai chama os amigos pra beber cerveja, e a sobremesa é abacaxi na grelha. Churrasco aqui significa usar a churrasqueira, é frango e salsichas, e é um pedaço normal para cada um. 


A janta pode ser o que se come no almoço, tacos e tortillas, ou qualquer outra coisa. É a refeição que geralmente todos comem juntos. Depois do jantar, pode ter sobremesa e geralmente tem um lanche um tempo depois.

Durante o dia, vejo muitas vezes eles comendo banana, barrinha de cereal, suquinho, etc. Eles estão sempre se alimentando muito bem e comendo essas besteirinhas durante o dia, o que reforça o meu conceito de "comer pouco várias vezes ao dia".

Algumas fotos tiradas por mim, das comidas finlandesas:








Balinhas de Salmiaki



Salmiakis

Salsichas


...E algumas sobremesas! Nhamm










Tinha que terminar com as sobremesas daqui, pra não apertar muito o desejo pela comida brasileira. Que saudade das comidas do Brasil!


3 comentários:

  1. Oi Rebeka!
    Eu também vou fazer intercambio e espero que o meu seja assim tão legal qnto o seu! Parabéns pelo blog leio sempre! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus, que bom saber! Eu tô te seguindo no seu blog ;)
      Eu também espero que o seu intercâmbio seja tão legal quanto o meu está sendo. Lembre-se sempre que é o SEU ano! E obrigada :)

      Excluir
  2. Seu blog me ajuda muito em meus trabalhos de escola, sempre que é para pesquisar sobre costumes ou sobre outro país sempre escolho a Finlândia e espero um dia pode conhecer tudo isso de perto ;)

    ResponderExcluir