Seguidores

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como fazer intercambio



Eu tive muito problema para escrever e editar no blog hoje, então desculpe pela cor da letra diferente, o tamanho, etc.O post de hoje vai ser sobre quais são os tipos de intercâmbio, quanto custa em média, o que tem que fazer e outras dúvidas que as pessoas têm em geral sobre o assunto.
O meu intercâmbio é pelo Rotary International e é a sua melhor oportunidade de conhecer novas culturas, novas pessoas, lugares diferentes e ainda ser um embaixador-mirim em favor da paz entre as nações. Pelo Rotary existem dois tipos de intercâmbio, o de curta duração e o de longa duração.






  • Ser bom estudante;
  • Ter entre 15 e 17 anos;
  • Iniciativa para se envolver em diversas atividades;
  • Fácil adaptação as novas situações;
  • Atitude.




Curta- Duração :

O estudante deve ter entre 15 e 20 anos, estar no Ensino Médio ou na Faculdade, aceitar receber um intercambista em casa durante 4 ou 8 semanas. 

No período de 4 ou 8 semanas, o estudante tem a oportunidade de explorar outro país em um intercâmbio cultural e de aperfeiçoamento de idioma. Após o retorno ou durante o tempo em que estiver no exterior, o estudante recebe em sua casa, no Brasil o 'host brother' ou 'host sister' . 

Regularmente, o Intercâmbio de Curta -duração ocorre nos meses de Junho / Julho ouDezembro/ Janeiro. As inscrições são feitas durante o ano todo.

Longa- Duração : 

Através do suporte de um Rotary Club, o intercambista tem a oportunidade de estudar durante um ano em outro país. 
Neste período, três famílias o recepcionam (em média), o recebem como membro da família, fazendo com que haja uma total imersão na cultura do país. Qualquer problema ou dúvida, durante o ano de intercâmbio, o estudante conta com o apoio de um conselheiro rotariano para ajudá-lo.
Os requisitos para se tornar um intercâmbista do Rotary são :
As inscrições para participar da seleção ocorre nos meses de Julho e Agosto. O intercâmbio de longa duração inicia no mesmo período do ano seguinte (exceto Alemanha, este inicia em Janeiro). Durante um ano há encontros e eventos para a preparação do intercambista para a viagem assim como os pais, para receber um 'novo filho' em sua casa.




Depois de escolhido o melhor intercâmbio, você tem que se preparar para fazer a entrevista. É a parte mais importante do processo, pois nela você consegue a sua aprovação pelo Rotary para fazer intercâmbio! É um processo simples, então não se preocupe, é uma entrevista com você, candidato, outra entrevista com os seus pais e uma avaliação de suas notas e comportamento escolar, porque temos que representar o nosso país muito bem, certo? Muitas pessoas perguntam se dá pra escolher o país, a resposta é: depende de sua classificação. Mas todos os países são muito bons e até hoje não encontrei ninguém que se arrependeu ^^ 
Esses são todos intercâmbios de estudantes, entretanto, existem vários outros tipos de intercâmbio, tais como: trabalho no exterior, idiomas, de universidade... Eu já ouvi falar de vários tipos de intercâmbio, mas creio que citei aqui os mais procurados.
Para tudo isso tem um valor, porém o valor não é fixo, é relativo: Depende do país que você vai, moeda, viagens (opcionais, é claro), sua passagem, documentos como passaporte, visto, seguro de saúde, de viagem, bla bla bla, os documentos que você manda pro exterior, que você tem que pagar, e várias outras coisas. Então, resumindo: Sabe aquele carro que você adolescente quer ter, ou aquela viagem pra conhecer Orlando? Se você tiver que escolher, troque por um intercâmbio! :P




Eu ainda gostaria de dizer que eu conheço muitas pessoas que tem um futuro intercâmbio como um sonho de vida, que quer muito isso e que acha simplismente o máximo a ideia de conhecer tantas coisas novas. Sei disso porque quando as pessoas descobrem que você vai fazer intercâmbio e é incrível quantas pessoas vêm falar com você sobre como é, o que fazer, etc. Entretanto, vale salientar que muitas vezes isso não passa de um DESEJO e é comum desistirem da ideia porque muitas pessoas deixam de lado por falta de comprometimento, preguiça de ir atrás das coisas e até por achar que não vão passar na seleção.
Se você quer ser um futuro intercambista, tem que correr atrás e dar o seu melhor. Não precisa superar o medo, todo mundo tem! Mas você não pode deixar que isso lhe atrapalhe. Tantas pessoas já disseram que ia fazer e não fizeram... Fico pensando se no futuro elas vão sentir falta disso. Confie em si mesmo, você tem que acreditar que você é capaz! Não precisa estar pronto, ninguém nunca está ;) Qualquer dúvida, falem comigo, terei o maior prazer em ajudar. Se seus pais não deixam, fale comigo também. Mas tente se você quer :D

As inscrições para o intercâmbio de longa duração estão acontecendo e acabam dia 15 de julho, aproveitem!




"A proposta de vida é vivê-la, para provar a experiência ao máximo, para chegar ansiosamente e sem medo para novas e ricas experiências." (Eleanor Roosevek)

fonte: www.rotaryintercambio4500.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário