Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2013

Mergulho no lago

"Entrando numa fria"


Finlandês adora lagos. O lago é visita obrigatória em todas as estações, até mesmo no inverno!
Nem todos os finlandeses fazem isso, especialmente na época mais fria do ano, quando a temperatura é negativa a maior parte do tempo. No caso de Kuopio, chega facilmente a -25°C todo inverno, e às vezes -35°C. Mas isso não impede nada de os finlandeses se deliciarem nesse choque térmico.
O mergulho no lago é considerado até mesmo uma atividade física, ou seja, tem gente aqui que faz isso todos os dias (mas como eu disse, não é uma coisa beem normal aqui não). Não importa se o lago tá congelado ou não, apenas quebre o gelo e entre, seja rápido e de preferência não mergulhe com a cabeça. Nadar é permitido, mas eu não acho que muita gente se sente confortável nisso, porque não é como uma piscininha no Brasil.



Eu , Katharina e Kiara, e mais alguns intercambistas por universidades, fomos para um lugar na minha cidade com uma boa sauna e uma escada com um buraco legal no gelo. Nós pagamos 3 euros para ir, e fomos 5 vezes sauna-lago !
Estava aproximadamente -7°C e ventando, o que faz a sensação ser mais fria ainda. Nós nos aquecíamos primeiro na sauna e depois entrávamos no lago. Nas primeiras vezes foi só o membro inferior, depois foi até um pedaço da barriga... Até que a gente conseguiu "se molhar". E como eu falei, ninguém quer ficar muito tempo no lago. Quando eu sentia a água gelada na minha barriga, eu já sentia meu pé começando a formigar... FRRIIIO!




Algumas pessoas me dizem que isso é perigoso, mas na verdade é até saudável. A diferença de temperatura acelera a circulação sanguínea, melhorando-a. Tinha ganho um roxo no meu joelho de uma queda de uma prática de ice-hockey, e não é que depois já aparentou melhor? Ainda tá ruim, claro, mas enfim, já vi melhoras com isso! E a sauna fica bem relaxante depois de um mergulho!


Por isso, adorei entrar num lago congelado, e espero fazer de novo se eu puder. Loucura aprovada!!!!
Não existe perigo nenhum , a não ser que você decida permanecer no lago.


Minha cara de : AI QUE FRIO, TIRA ESSA FOTO LOGOO!


Hauskaa viikonloppua! = Um bom final de semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário