Seguidores

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal - Parte 1

Hyvää Joulua!

Moi!

Ando fazendo muitas coisas esses dias, fui para Helsinki para o show do Swedish House Mafia e eu acho que foi de longe e show mais massa que eu já fui! Tô muito principalmente com a família, então por isso que eu não tenho escrevido muito por aqui. O natal é muito especial aqui também, com algumas pequenas diferenças de tradições.
O natal é uma das, senão o mais alegre período do ano na Finlândia. É oficialmente inverno, a época de natal é a época mais escura do ano, sendo no norte do país escuro praticamente o tempo inteiro, e no dia 21 de dezembro o sol não nasce completamente. Eu sei que parece assustador, mas não é assim não, e a pessoa se acostuma. A minha cidade se localiza praticamente no meio do país, e o sol às vezes não aparece, mas o dia fica claro por algumas horas e a cor do céu é muito bonita, na minha opinião. 
Mas enfim, eu acho que já comentei aqui antes que é uma época meio depressiva para os finlandeses, porque não tem sol e porque um dia mais escuro lhe deixa mais cansado, e porque tá ficando mais frio, e ninguém gosta quando tá muito frio. Mas o natal serve para alegrar os finlandeses de que uma época maravilhosa tá chegando, e as pessoas começam a lhe desejar "Hyvää Joulua" por todos os lugares. Os donos de lojas distribuem velas de graça, as pessoas sorriem mais, vão à igreja, escutam músicas, às vezes cantam (por que ninguém canta em qualquer lugar, feito no Brasil? Eu sinto falta disso!), etc.

Um dos primeiros preparativos do Natal é a árvore de natal, claro. Na minha família, a gente não tirou da caixa e nem comprou. Nós fomos na floresta e simplismente pegamos a nossa! (Reforço que existe uma certa fiscalização para isso, e que não são em todos os lugares que dá pra pegar uma árvore de natal). Enfim, escolhemos a "melhor" árvore e a cortamos e a levamos para casa.
(Neve até o joelho praticamente, na primeira foto. Mas só tava assim porque a gente tava numa floresta elevada!)

 Depois que a árvore foi escolhida, eu cortando a árvore.

Levando a árvore para casa :)


O próximo passo é preparar a árvore de natal, é claro. Decoração é essencial, como sempre, e a união da família em um momento como este.

Eu e a minha sisko! (=irmã)



Montando a árvore de Natal

Tcharaan! A árvore tá pronta :)


Ah, e eu recebi uma carta enquanto eu estava em Helsinki. Não foi de qualquer pessoa não, foi do Papai Noel, diretamente do escritório dele :D:D

Essa daí é a cartinha dele. Veio em inglês. Poxa, papai noel, fico triste porque você não sabe falar o português :/ Espero que você aprenda logo, viu? Eu ganhei também um calendário com vários desenhos, um lindo selo e uma linda mensagem!





Se você quiser mandar a sua cartinha para o Papai Noel, anota aí o endereço:

Joulupukin Pääposti
Santa Claus Main Post Office
FI-96930 NAPARIIPI FINLAND

Então, como tem muita tradição, muita coisa pra falar sobre o natal, eu decidi escrever em dois posts diferentes. Até porque hoje mesmo eu fui pra casa de uma galera e passei a tarde inteirinha lá, e de manhã eu patinei no gelo, então tempo que é bom para escrever no blog eu não tô tendo muito.

E tá aí um vídeo de um programa super tradicional que passa todos os natais, Lumiukko (The Snowman). The Snowman é um livro infantil do autor inglês Raymond Briggs, publicado em 1978. Em 1982, o livro foi transformado num desenho animado de 26 minutos por Dianne Jakson. Foi primeiramente mostrado no Channel 4 na véspera de Natal de 1982, e imediatamente tornou-se um sucesso, sendo inclusive indicado ao Oscar de 1983 por Melhor Curta de Animação. Tornou-se um ícone na cultura Britânica e internacional Natalina. A versão em cartoon foi feita por Howark Blake, que escreveu a letra e compôs a música de Walking in the air, regravada por muitos outros artistas, como por exemplo a banda finlandesa Nightwish. Eu, particulamente, adoro o desenho em si e a trilha sonora!





Nenhum comentário:

Postar um comentário