Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nova família

Moi :))

Miten voitte? (Como vão?)

Eu vou muito bem, apesar de estar fazendo um frio de -12°C na minha cidade. Mas o melhor de tudo, pra ser bem irônica, é que a minha host mãe me falou que a previsão do tempo em cinco dias tá pra -27°C!!!! Eu espero que ela esteja brincando ou enganada, só espero... ;(
O fato é que a Finlândia tá muito ao norte no planeta. Sua área vai até mesmo no Círculo Polar Ártico. Eu moro um pouco embaixo da linha do Ártico, mas ainda assim, frio pra caramaba.
E eu já estou "preparada" para um frio de -35°C que acontece praticamente todo ano. Mas preparada, de fato, acho que ninguém tá. Não existe uma roupa que vai te deixar quentinho nessas condições. O jeito é não ficar muito do lado de fora, beber bebidas quentes, enfim. Esperar essa fase fria de matar passar.

Eu mudei de família bem recentemente, fazem onze dias hojes. E eu simplismente tô adorando. Eu posso chamá-los verdadeiramente de pai, mãe, irmã, já sei que posso contar com eles, e eles fazem de tudo pra me ajudar. E eu já estou mais adaptada com a minha nova casa. Já tivemos vários momentos juntos bem legais, como patinar no gelo, ir à floresta, viajar, ir à igreja, etc.
Tem uma pista de patinação bem pertinho do meu edifício, e dá pra ver pela janela do meu quarto. Minha família me levou lá, porque eles sabiam que eu estava super ansiosa por isso. E foi ótimo!! Eu acho que me saí bem para a minha primeira vez, porque eu patinei sozinha e não caí nenhuma única vez. Meu host pai tava bem atrás de mim para o caso de eu escorregar, mas na maior parte do tempo eu consegui andar muito bem. Não é difícil. É muito parecido com a patinação no chão, só que o patins não é de rodinha, é de ferro.

Fui à igreja três vezes esse mês, e são as três primeiras vezes que eu visitei uma igreja aqui na Finlândia. A grande maioria dos finlandeses pertencem à Igreja Evangélica Luterana (mais de 70%). Mesmo assim, é muito difícil ver alguém que tem o hábito de ir à igreja. Eles só vão em ocasiões especiais como o natal e a véspera de natal. E mesmo assim não é culto feito no Brasil.

A primeira vez que eu fui pra igreja teve os The King's Singers, grupo britânico famoso, que cantou com o coral da minha cidade, e eu entrei com um ticket no valor de 32 euros. A segunda vez foi um coral de crianças e uma mulher ficava falando sobre as velas do natal, bastante tradicionais aqui na Finlândia (você deve acender quatro velas antes do natal, uma por semana), e a terceira foi hoje, e foi uma pessoa tocando piano e todos da igreja cantando.


Daqui a alguns dias é natal, e os finlandeses estão sempre alegres por conta disso. Todo mundo tem um calendário de natal aqui, feito o da foto ao lado. O calendário pode ser de chocolate, brinquedo ou simplismente de figurinhas mesmo. Todo mundo tem o lance das velinhas também, e as pessoas costumam beber Glögi (bebida quente que pode ser alcóolica ou não-alcóolica), chocolates, etc. As crianças estão sempre falando de Papai Noel e duendes, e estão sempre desejando feliz natal (inclusive uma pessoa que eu não conheço me parou na rua para dizer "Hyvää Joulua").


Glögi


Cada dia, uma janelinha pra abrir!


Em relação ao segundo período da escola, eu passei em todos os exames novamente (yesss!) e agora eu tenho aula de Espanhol nível 5, dança para o baile ano que vem, o qual eu vou participar, Física em inglês e Geografia.

Fotos da minha nova casa:






-
Três dias para o show do Swedish House Mafia, em Helsinki! Mal posso esperar!
Heippa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário