Seguidores

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

6 meses na Finlândia!

Metade do caminho percorrido.


Hyvää päivä kaikille! ( = Boa tarde para todos!)

Há 3 dias atrás, dia 4 de fevereiro, aproximadamente às 16h horário local, fez seis meses que eu cheguei em Helsinki, a capital da Finlândia. É estranhamente assustador pensar que eu já vivi metade do meu intercâmbio, como o tempo passou rápido. Eu fico pensando se eu aproveitei o meu tempo bem, se eu fiz valer a pena. Felizmente, eu acho que a resposta para isso é sim!
Mas ainda assim, o tempo passou tão rápido, e eu queria ter feito tantas coisas mais! De qualquer forma, eu ainda tenho mais seis meses aqui, "seis meses de novo", e eu posso aproveitá-los da melhor maneira. Espero que eu consiga aprender o finlandês, essa língua tão difícil. Por mais que eu diga a mim mesma que não é tão difícil, eu escuto algumas dos próprios finlandeses que é muito difícil e não vale a pena tentar aprender ?? Não entendo como tem pessoas que não valorizam uma língua tão inteligente e gramatical, que tem palavras para tudo. Eu acredito que livros e anotações todos os dias, além de praticar, claro, vai me ajudar a aprender o idioma de um jeito que surpreendente.
No final de Janeiro, houve um outro encontro em Karkku com os intercambistas recém-chegados. Só que dessa vez era inverno, foram bem menos intercambistas do que em agosto, e dessa vez não foi minha vez, não era eu quem tava chegando :'( Na linguagem do Rotary, eu sou uma oldie e agora eu tenho newbies, o que é extremamente legal porque eu vou ser "a experiente" para quem tá chegando, e extremamente triste porque me lembra que metade do meu ano já se foi.

Ser intercambista é aprender todos os dias que existem coisas que você nunca imaginou, que as pessoas mais frias podem ser as pessoas mais amáveis também, é aprender a entender, depois aceitar, e depois deixar que uma nova cultura lhe transforme. É ser embaixador de seu país, representar um significado que muitos não aprendem na aula de geografia, nos filmes ou admirando as bandeiras nacionais. É fazer amigos de várias nacionalidades, de diferentes culturas e partes do mundo. Ser intercambista é morar em um país querendo estar em dois, é ser dividida.


"Whoever said that childhood is the best phase in life was never an exchange student."

Trocando as flâmulas com o meu presidente do Rotary, durante reunião rotária.

Alguns "mandamentos" do intercambista




Nenhum comentário:

Postar um comentário