Seguidores

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Runebergintorttu

A mais famosa tortinha finlandesa

Moikka :D

Vou escrever sobre a tortinha mais famosa por aqui, tanto que tem seu próprio dia no calendário :O
nome da comida é bem simples: runebergintorttu
Entendeu? Vou dividir a palavra pra você: Ru-ne-ber-gin-tort-tu




Essa tortinha é uma típica comida finlandesa. É um bolinho a base de amêndoa, pesando cerca de 100 gramas, com forma de cilindro, e tem normalmente geléia de framboesa envolta por um anel de açúcar.
Essa delícia tão maravilhosa tem quase 500 calorias e praticamente acabou com a minha dieta aqui. Mas é muito bom, nham nham! Então obrigada, Johan Ludvig Runeberg, que segundo a lenda, há quase dois séculos atrás foi responsável por experimentar as guloseimas que sua esposa fazia, cujo nome é Fredrika Runeberg.

Como eu falei, a Torta de Runeberg tem seu próprio dia aqui na Finlândia (runebergintorttupäivä), que foi dia 5 de fevereiro. Nesse dia, as bandeiras da Finlândia apareceram por todos os lugares, porque é uma das datas finlandesas em que as bandeiras são hasteadas. Inclusive eu tive uma, em frente de casa!



A partir de janeiro, mais ou menos, os mercados começam a vender vários desses. Infelizmente, só dá pra encontrar nessa época próxima! Entretanto, em alguns lugares em Porvoo (cidade finlandesa dos Runembergs) dá pra encontrá-los independente da época do ano.

Entretanto, diz-se também que a receita de Fredrika Runeberg é só uma variação da original, cuja prévia pertence ao confeiteiro Lars Astenius (de Porvoo também).


  Fredrika Runeberg e Johan Ludvig Runeberg



Nenhum comentário:

Postar um comentário