Seguidores

domingo, 21 de julho de 2013

Moikka, Suomi

Tchau, Finlândia

Como as pessoas que veem acompanhando meu blog perceberam, eu não tenho escrito nesse blog por um bom tempo. Depois do Eurotour, eu só tive uns últimos dias para aproveitar meu intercâmbio, porque dia 9 era o dia marcado para a minha volta (e dessa vez não dava pra adiar). Então eu viajei, fui pra casas de verão (as famosas möki, em finlandês), ajudei as minhas amigas a fazerem as malas, e passei o máximo de tempo com meus amigos, sejam eles intercambistas ou não. Tive que arrumar minhas malas/quartos, tive despedidas, enfim, um monte de coisas.

Dia 07: Um dia antes de sair de Kuopio

Depois de uma noite pouco dormida, minha segunda família e meu conselheiro foram me visitar em casa. Foi um dia de despedidas, então eu não acho que "foi legal!" seria a melhor definição para descrevê-lo. Mas claro, foi muito importante pra mim. Todos me deram um abraço forte e desejaram uma ótima viagem e boas vindas de volta. Depois eu me despedi de minha melhor amiga finlandesa mas não totalmente finlandesa, Zamzam. E depois, eu ainda fui pra casa da minha primeira família me despedir deles. Foi tão estranho, porque eles foram a minha primeira família e meu primeiro contato com a Finlândia foram com eles. Eu parecia um bichinho assustado no começo que não entendia nada de finlandês, e depois de quase um ano, lá estava eu. É difícil descrever o que eu senti... Eu me senti como se estivesse dando tchau para a minha vida de intercambista, como se a partir daquele momento eu pudesse ser outra coisa, mas não intercambista. Mas afinal, eu acho que isso que eu senti faz parte de ser intercambista. É confuso mesmo!
Acima de tudo, eu me senti dando tchau para a minha casa e minha família. Na hora de dar tchau, me abraçaram também e a minha mãe me deu a chave de casa! Mãe, tá guardadinha aqui comigo. Prometo que vou voltar em breve, tá? :')
E então eu fui pra casa de Arttu e Sirppa, que foram como uma família para mim. E eu me despedi deles também, com mais abraços.
Tive um dia cheíssimo de lágrimas, lembrancinhas (dois colares super fofos, camisas da Finlândia, um desenho da minha irmã) que eu ganhei e uma noite cheia de roupas e coisas para colocar em duas malas. Foi trabalhoso, demorado e complicado fazer a mala da melhor maneira possível, para que coubesse tudo (ou pelo menos as coisas mais importantes). Mas depois de algumas horas (eu fui dormir às 6:30 a.m.) tudo ficou prontinho! Então eu separei o que eu ia dar para a minha família, e fui dormir para acordar às 8:00 a.m., legal né?

Dia 08: Viagem à Helsinki

Então eu dormi aproximadamente duas horas, e me despertei. Na verdade a minha mãe que veio me acordar. Eu acho que ela ficou um pouco espantada, com bagunça enorme no meu quarto! Tipo, tava muito mesmo, haha! E então eu levantei, fui para o chuveiro, e comecei a chorar... E não parei desde então hehe. Eu tomei café-da-manhã, e me despedi da minha família com vários abraços, novamente. Ganhei um álbum da minha família, com várias fotos. Adorei! E depois eu fui pra casa de Katharina, minha querida alemã. Ela realmente voltava pra Alemanha dia 08, e a família a levou e podiam me levar também. Meu voo era dia 09, mas era às 5:30 da manhã e como ninguém tinha falado comigo sobre me levar para Helsinki, eu consegui essa carona com a família maravilhosa dela. E então saímos umas 10 horas da manhã de Kuopio, e eu tive alguém pra chorar comigo por mais algumas horas hahahaha. A viagem de carro dura umas 5 horas, em média. Acho que pertinho de Helsinki eu consegui finalmente me acalmar e dar uns cochilos. E chegando lá, nós nos encontramos com minhas queridas amigas brasileiras, Yumi e Bia. E a gente se despediu de Katharina, e não, não havia lágrima alguma mais hahaha. E os pais dela me deixaram no hotel do aeroporto (meu pai brasileiro falou para tentar dormir um pouco antes do voo). Mas foi complicado, porque eu tinha muita coisa na cabeça, tinha umas coisas pra tirar da mala, porque uma das malas estavam pesando 37,5 kg em Kuopio. A Bia e a Yumi ficaram comigo por um bom tempo no hotel, e posso dizer que tivemos um último momento de diversão no intercâmbio haha :) E depois eu falei com minha família pelo Skype, e fui dormi. Dormi 3 horas.

Dia 09: Partiu, Brasil

Entao eu acordei de duas e pouca da manhã, tomei um banho e fiz o check-out no hotel para me encontrar com César. César é outro brasileiro que fez o intercâmbio comigo, e que ele é da minha cidade do Brasil, Caruaru! Como ele mora mais perto de Helsinki, a família dele o levou para o aeroporto de madrugada. E eu tava com muito medo do peso das minhas malas, porque no hotel não tinha balança e eu não tinha ideia de quantos quilos as malas estavam pesando. Uma deu 33.1 kg, e a outra deu 28 kg, e ficou tudo bem! :D e eu com medo da mala de mão... A mulher nem pesou! ¬¬
Já a mulher do lado, quem fez o check-in de César, foi chata. A mala dele pesava 32,5 kg e ela mandou tirar coisa! Ele colocou na outra, então ficou tudo bem.
Então ele se despediu da família dele, e a gente foi embarcar. Tantas coisas passaram pela minha cabeça, mas posso dizer com certeza que o pensamento de que eu vou voltar logo para a Finlândia predominou!
O voo foi bem simples. De Helsinki fomos para Lisboa, e esperamos quase 8 horas lá. Fiz umas pequenas compras lá, e esperei, esperei... E depois de 20 horas de voo-conexão-voo, nós finalmente chegamos em Recife, nosso destino "final"! Eu e César estávamos sentados lá láa atrás do avião, e não sei porquê, não tinha porta de saída lá. O avião era gigantesco. Então fomos um dos últimos a sair. E ainda tivemos que passar na área de carimbo no passaporte, e esperar as malas. E as nossas malas foram umas das últimas, eu fiquei com tanto medo de não chegar! Mas elas chegaram inteirinhas, sim, tirando um bottom do Rotary que tinha no exterior da minha mala, que não estava mais lá. Mas tudo bem.
E ainda fomos à loja do Duty Free, que tem em todo aeroporto, porque César queria comprar alguns chocolates. Fiquei esperando por ele, e ainda brinquei "vou sair sem tu e vou dizer que você perdeu o voo em Portugal", e ele fez "boa ideia! Faz isso mesmo!" e eu fiz "mas é claro que não!" e eu ainda faço questão de dizer, que se fosse por ele eu teria trollado a família dele... vejam que maldade, haha! É lógico que não. E eu falo mesmo, César!!
Então a gente chegou, e um monte de gente começou a gritar. Veio a família de César, meus pais e minhas amigas nos receber! Minhas amigas tinham um cartaz enorme feito para mim, e foi tão legal abraçar todos novamente. E eles estavam super cansados, e diziam que fomos os últimos a sair, e que a gente chegou quando eles menos esperavam, hahaha. Eu realmente acho que fomos os últimos a sair do portão, porque me falaram que esperaram a gente por mais de uma hora! Foi mal, gente :P

A gente foi comer pizza e depois fomos pra casa. E surpresa! Meu quarto além de diferente, estava com uma decoração com várias bolas de sopro, corações, fotos, meu nome, etc. Foi tão legal!
Graças à Deus, a viagem foi bem tranquila. E eu dormi, mas nem tanto. Dormi só oito horas. Pra mim, não foi tão estranho como eu pensava que seria acordar. Mas foi um pouco, sim.
Eu cheguei bem, e já estou me acostumando de volta. Só sinto muita, muita saudade, mas acho que faz parte.

Afinal, eu acho que agora eu sei porque eu também adiei tanto esse post. Acho que eu não queria chorar tanto... A saudade aperta muito o meu coração. Saudades, Suomi, mun tulee ikävä sinua. Rakastan sua <3
Chave de casa. Não tô falando da brasileira! :)

Que abraço bom!!! Minhas amigas <3

No aeroporto. Meus pais, eu, César e os pais de César.

Cara de cansada. Foto de quando eu cheguei.

O teto do meu quarto! :) Ps: Cores da bandeira brasileira no teto.

Minhas amigas que vieram me buscar! Faltou minha amiga Joyce na foto, que teve que ir em outro carro em Recife, e faltou mais duas amigas, Déborah e Amélia, que me esperaram até meia-noite, mas não podiam vir pra minha casa depois disso. Culpa minha que saí muito tarde em Recife :P



Um comentário:

  1. Oi Rebeka, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, as histórias são ótimas! Também fui intercambista, e me identifiquei com muitas coisas que você contou =)
    Tenho um site que reune blogs de intercambistas, se chama “Intercâmbio Blog”. Seria muito legal se você divulgasse seu blog lá! É de graça, na verdade fiz para ajudar futuros intercambistas a encontrar todos os blogs da cidade/país de destino em um só lugar.
    É só acessar www.intercambioblog.com.br e adicionar o link do seu blog.
    Por favor, participe! Com certeza muitas outras pessoas também vão gostar de saber sobre a sua experiência =)
    Bjs, Gabi.

    ResponderExcluir