Hyvää päivää!
Hoje vou falar um pouco sobre as floresta da Finlândia.
Ninguém deveria se referir à Finlândia e esquecer desse tópico. As florestas é um grande pedaço do coração da Finlândia, tão grande que se você quer saber números, mais de 70% do território Finlandês é coberto por florestas. Isso é muito legal, mas às vezes eu acho tedioso viajar de carro e só ver árvores, árvores e árvores... lado positivo: viajar me dá sono e eu consigo dormir no carro!
A paisagem é caracterizada por florestas de coníferas e mistas de folhosas.
A espécia Pinus silvestris (Pinheiro) é a mais importante e cobre 58% da superfície florestal, é a árvore mais abundante e importante para a economia finlandesa.
A segunda árvore mais abundante da Finlândia é a Picea abies (a original e verdadeira árvore de natal). Esta espécie cobre cerca de 30% da paisagem florestal da Finlândia e é a única que se mantém verde ao longo de todo o ano. Nos seus ramos mais altos nidificam as aves mais recatadas.
E por último vem a Betula pendula, bastante comum também. É a árvore nacional finlandesa e a sua madeira é usada na construção e em mercenarias. Dela extrai-se um substituto do açúcar, o xilitol, que previne as cáries, e desde sua descoberta encontra-se nas guloseimas finlandesas.
Em relação aos animais, na floresta, é comum encontrar castores nos galhos e no topo das árvores. Inclusive tem uma pequena floresta urbana atrás da minha casa, e nós não podemos abrir a porta ou janela porque a minha mãe disse que eles podem pular e bagunçar a casa e comer a nossa comida! Eles são muito rápidos, eu nunca consigo tirar uma foto, mas eu ainda vou conseguir!
Vivem na floresta também linces, ursos, alces, e outros animais. Porém se você ver um urso na floresta, considere-se muito "sortudo", e mais ainda se eles decidirem vir atrás de você, porque na verdade eles têm medo de humanos. Já ocorreu um ataque de urso a um humano aqui na Finlândia, mas é muito raro, e isso só acontece com uma tremenda falta de sorte, se você encontrar o urso e estiver entre o filhote e a mãe. Mesmo assim, na escola, as criancinhas aprendem como se defender de um ataque de urso, por precaução.
As renas vivem aqui na Finlândia também, porém acho que é mais fácil de encontrá-las na Lapônia!
Portanto, as florestas finlandesas possuem uma grande importância na paisagem, no hábitat dos animais e na economia também, pois a maior atividade da Finlândia é a indústria de papel e celulose.
Nas florestas da Finlândia há também muito lazer. Os finlandeses adoram caçar pássaros (se permitido, depende da época), procurar cogumelos (existem mais de 20 espécies nas florestas, algumas são venenosas e outras não), catar as mais diferentes berries ou simplismente caminhar, acampar e relaxar. Elas são bastante seguras, não existem animais perigosos. Existe uma cobra venenosa, mas ela é muito muito rara. Há sinal em todo lugar, então se alguém está realmente perdido vai ser localizado, se estiver com o celular. E a cada 5km a floresta acaba de alguma maneira; tem algum lago, estrada, ou alguma outra sinalização, e aí você pode se encontrar.
Eu já tive a oportunidade de ir na floresta, nunca vou sozinha, e posso dizer que adoro a sensação!
Heippa! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário