Um momento familiar na Europa
Tervetuloa! = Bem vindos!
Eu estive realmente ocupada esses dias, espero que vocês possam compreender o motivo de eu não ter escrito há tanto tempo. Dois dias depois da ida de Gustavo, como eu falei no último post, a minha família brasileira veio me visitar na Finlândia, na minha cidade! Na quinta-feira durante a tarde, meus pais vieram de Helsinki - Kuopio, de trem. O reencontro foi ótimo, claro, e algumas lágrimas caíram dos olhos da minha mãe de felicidade, e meu pai sorriu até as orelhas. Depois, fomos pra casa de meu conselheiro Teemu, aonde fomos muito bem recebidos! Todas as minhas famílias estavam lá, talvez não todos os membros, mas tudo bem. Além de sentirem muito frio, meus pais também sentiram muito calor ao experimentar a sauna finlandesa. E os comentários foram muitos positivos, eles gostaram da sauna mais do que eu imaginei! Então depois disso, meu pai ainda dirigiu um snowmobile*, e todos conversaram conosco, todos estavam feliz por conhecer meus pais, e meus pais por conhecê-los, e foi realmente muito legal. Tivemos um jantar incrível com muita comida finlandesa, que cada família foi responsável por uma parte, e tudo estava uma delícia. Depois, nós distribuímos alguns presentes do Brasil e fomos descansar, porque além de eles estarem cansados, eu estava também. Sobre esse dia, foi um ótimo dia que com certeza marcou a mim e a minha família, porque nos sentimos muito bem acolhidos, e eu me sinto com sorte de ter o Rotary, conselheiro, amigos e famílias ótimas que me ajudam nesse ano nem sempre tão fácil, mas que se torna mais fácil quando se tem pessoas com quem contar.
No dia seguinte, sexta-feira, a minha irmã veio me visitar, da Alemanha! Ela foi intercambista lá pelo Rotary também em 2010, e agora ela está estudando um ano lá pelo novo projeto do governo, o Sem Fronteiras. Tudo bem que não estamos tão longe, se compararmos com o Brasil, mas que diferença faz se a gente tá longe o suficiente ainda assim???? Ah foi até meio que necessário vê-la, se é que eu posso falar assim, porque ela foi pra lá em abril e só volta pro Brasil no ano que vem, e eu iria passar quase que dois anos sem vê-la? Não ia gostar nem um pouco.
Então no nosso segundo dia em Kuopio nós fomos buscá-la na estação de trem e fomos pra casa de uma rotariana que tem uma família muito simpática, e que já foi ao Brasil, e o nome dela é Jaana. A filha dela foi intercambista no Brasil em 2002, e o filho foi intercambista no México, então falamos um portunhol legal, e foi fácil para minha mãe compreender, porque ela não fala inglês bem. Tivemos um incrível jantar, e sou muito grata à essa família pelo momento proporcionado e por me ajudarem tanto! :)
No fim dessa sexta-feira, ouvi informações de que teria uma possível aurora boreal no céu, e eu saí com esperanças de encontrá-la. Estava um pouco frio, -4°C, mas principalmente muito frio pra meu pai, minha mãe e minha irmã. Não precisamos esperar muito até ver uma mancha verde no céu se movendo. Foi bem rápido e nem foi muito forte, mas foi o suficiente, e lindo como sempre!
No sábado, fomos almoçar com a família que eu estava morando, os Litjos, a segunda casa. Tivemos um ótimo momento juntos. Depois, fomos esquiar no lago congelado! Não é novidade nenhuma mais pra mim agora, mas pra eles é, claro. Foi com certeza umas das melhores esquiadas no gelo, porque eu estava com duas famílias :) Minha mãe e irmã tentaram um pouco, acho que elas gostaram. A minha host irmã, Hanne, estava um pouco tímida no começo, mas logo deixou a timidez e fez sucesso entre a minha família, e foi bastante mimada por todos nós!
Depois disso, tivemos um jantar na torre do Puijo*, uma torre em Kuopio que eu já visitei, e foi ótimo também (tudo foi ótimo tá, gente? mais fácil dizer assim, rs), tem uma vista maravilhosa lá. Comemos carne de rena, e quem ficou com peninha de comer o Rudolf comeu outra coisa, haha!
No domingo a minha segunda família ficou a manhã/começo da tarde conosco novamente. Katharina e Kiara, as minhas queridas alemãs, foram até o centro da cidade para conhecer a minha família. Tivemos mais um momento muito legal, até que um pouco antes das duas horas, precisamos ir à estação de trem e partir.
Eu não podia estar mais feliz de ver a minha amada família. Apesar de o tempo passar tão rápido, eles são ainda o mesmo. Já eu? Talvez esteja um pouco diferente, mas eu acredito que de uma maneira positiva, estou sendo a mudança que quero ser. Mas ainda, e sempre serei, a menininha que corre pros braços do papai e pro beijo da mamãe, porque eu acredito que ninguém é tão grande que não possa ser tão pequeno no coração.
Enquanto estávamos dirigindo a algum lugar, eu podia ver os rostos se virando rapidamente para captar as imagens, e as impressões de tantas árvores, lagos e neve! Não pude deixar de lembrar-me de eu mesma.
Eu amo a Finlândia; por tantos motivos. Porque eu tenho famílias aqui, porque eu tenho uma linda natureza, porque eu tenho amigos para a toda a vida e porque eu tenho ótimas recordações desse lugar, que agora fazem parte de mim.
Então fomos pra Tampere, aonde nos encontramos com mais amigos da nossa cidade do Brasil, Caruaru!
César e eu nos conhecemos desde pequenos, porque nossos pais são amigos há muito tempo. Ele está aqui na Finlândia também, em Hämeenlinna, uma cidade perto de Helsinki, 335 Km de distância . A família dele também veio visitá-lo, e eles estavam em Tampere, uma das maiores cidades na Finlândia. Nos encontramos lá e passamos o dia juntos, e foi muito legal, porque isso me lembra muito o Brasil!
E no dia seguinte, pegamos um avião para o nosso próximo destino, a Alemanha!!!
A viagem foi ótima. Eu pretendia falar sobre isso nesse post também, mas esse post já está tão grande, que eu escrevo sobre isso no próximo, ok?
Ps: Eu já mudei de família de novo, estou na terceira. Pretendo falar nisso em um post muito breve. Estou adorando a minha nova família, eles são ótimos! :)
Até o próximo post,
Alemanha!
Minha mãe, eu, meu pai e minha irmã.
snowmobile: