O que a Finlândia tem de bizarro, engraçado e esquisito
Hoje eu vou escrever sobre as coisas mais estranhas, interessantes e bizarras que eu já vi durante a minha estadia. Nada que possa ser classificado como bom ou ruim, apenas coisas que sempre me fazem perguntar "o por quê", e de onde surgiu isso.
1. Encontrar um par de sapato no poste
Aqui existe uma história que isso significa que alguém por perto vende drogas, mas é só o que dizem, não significa que é verídico.
Mas eu me pergunto, por que diabos alguém jogaria um par de sapatos num poste? E não me diga que alguém os esqueceu lá, ou que caiu do pé de alguém.
2. Ir para a sauna, PELADO(A).
Aqui na Finlândia existe aproximadamente 5 milhões de habitantes, e mais de 3,5 milhões de casas tem sauna. Levando em consideração que várias casas são em edifícios, e em cada edifício há pelo menos duas saunas (masculina e feminina), além de hoteis, clubes, academias e casas de verão terem sauna também.
E tem também "casas" que são só saunas, ou seja, é normal que as pessoas tenham uma sauna fora de casa, e às vezes um lugar para grelhar salsishas, para comê-las antes ou depois. A sauna é peladinho mesmo, sem nada! E pode ser dividida entre homem/mulher, como é comum em lugares públicos, ou então só para a família (mais comum em casa).
Normalmente, a sauna é um ambiente pequeno, escuro e de madeira.
3. As pessoas dizem "de nada" antes de "obrigada"
Não se aplica à todas as situações. Quando a professora está distribuindo papéis, por exemplo, ela pode lhe entregar e dizer "ole hyvä", que significa "de nada". Primeira vez que eu ouvi isso, eu fiquei pensando "nossa, que grosseria", porque parece que a pessoa quer receber um obrigada(o) forçado, não é? Mas isso é super normal aqui. As pessoas dizem ole hyvä na hora de dar um presente, quando o jantar está pronto, "ole hyvä, Rebeka", é como um "pode se servir, Rebeka." Não precisa responder necessariamente "kiitos", "obrigada", em todas as situações, mas logicamente é educado responder "kiitos" algumas vezes. No começo eu não sabia bem em que tipo de frase eu deveria responder obrigada ou não, mas na dúvida eu sempre dizia, tanto é que eu ouvi aqui algumas vezes que eu falo muito obrigada. Melhor do que ser mal-educada!
*Ole hyvä também significa "seja legal, seja bom".
4. Carros são ligados na tomada, no inverno
Sim, isso mesmo! Quando está menos de -5°C, o motor pode não funcionar devido ao frio. A tomadinha serve como um carregador, pra aquecer o carro.
5. "Pirulito" dos alces
Eu vi uma vez um "pirulito gigante" que na verdade é só um doce apreciado pelos alces. Os alces lambem e deixam em troca o sal da saliva deles, que de alguma maneira é utilizado aqui.
5. Dia do nome
Alguns nomes finlandeses têm o seu dia. Todos os anos, algumas pessoas se reúnem para decidir esses nomes. Esses nomes aparecem em agendas ou calendários. Eles usualmente comemoram comendo algo diferente, por exemplo, com um cartão, ou com uma lembrancinha.
Essas são algumas coisas engraçadas que eu aprendi por aqui.