Seguidores

domingo, 21 de julho de 2013

Moikka, Suomi

Tchau, Finlândia

Como as pessoas que veem acompanhando meu blog perceberam, eu não tenho escrito nesse blog por um bom tempo. Depois do Eurotour, eu só tive uns últimos dias para aproveitar meu intercâmbio, porque dia 9 era o dia marcado para a minha volta (e dessa vez não dava pra adiar). Então eu viajei, fui pra casas de verão (as famosas möki, em finlandês), ajudei as minhas amigas a fazerem as malas, e passei o máximo de tempo com meus amigos, sejam eles intercambistas ou não. Tive que arrumar minhas malas/quartos, tive despedidas, enfim, um monte de coisas.

Dia 07: Um dia antes de sair de Kuopio

Depois de uma noite pouco dormida, minha segunda família e meu conselheiro foram me visitar em casa. Foi um dia de despedidas, então eu não acho que "foi legal!" seria a melhor definição para descrevê-lo. Mas claro, foi muito importante pra mim. Todos me deram um abraço forte e desejaram uma ótima viagem e boas vindas de volta. Depois eu me despedi de minha melhor amiga finlandesa mas não totalmente finlandesa, Zamzam. E depois, eu ainda fui pra casa da minha primeira família me despedir deles. Foi tão estranho, porque eles foram a minha primeira família e meu primeiro contato com a Finlândia foram com eles. Eu parecia um bichinho assustado no começo que não entendia nada de finlandês, e depois de quase um ano, lá estava eu. É difícil descrever o que eu senti... Eu me senti como se estivesse dando tchau para a minha vida de intercambista, como se a partir daquele momento eu pudesse ser outra coisa, mas não intercambista. Mas afinal, eu acho que isso que eu senti faz parte de ser intercambista. É confuso mesmo!
Acima de tudo, eu me senti dando tchau para a minha casa e minha família. Na hora de dar tchau, me abraçaram também e a minha mãe me deu a chave de casa! Mãe, tá guardadinha aqui comigo. Prometo que vou voltar em breve, tá? :')
E então eu fui pra casa de Arttu e Sirppa, que foram como uma família para mim. E eu me despedi deles também, com mais abraços.
Tive um dia cheíssimo de lágrimas, lembrancinhas (dois colares super fofos, camisas da Finlândia, um desenho da minha irmã) que eu ganhei e uma noite cheia de roupas e coisas para colocar em duas malas. Foi trabalhoso, demorado e complicado fazer a mala da melhor maneira possível, para que coubesse tudo (ou pelo menos as coisas mais importantes). Mas depois de algumas horas (eu fui dormir às 6:30 a.m.) tudo ficou prontinho! Então eu separei o que eu ia dar para a minha família, e fui dormir para acordar às 8:00 a.m., legal né?

Dia 08: Viagem à Helsinki

Então eu dormi aproximadamente duas horas, e me despertei. Na verdade a minha mãe que veio me acordar. Eu acho que ela ficou um pouco espantada, com bagunça enorme no meu quarto! Tipo, tava muito mesmo, haha! E então eu levantei, fui para o chuveiro, e comecei a chorar... E não parei desde então hehe. Eu tomei café-da-manhã, e me despedi da minha família com vários abraços, novamente. Ganhei um álbum da minha família, com várias fotos. Adorei! E depois eu fui pra casa de Katharina, minha querida alemã. Ela realmente voltava pra Alemanha dia 08, e a família a levou e podiam me levar também. Meu voo era dia 09, mas era às 5:30 da manhã e como ninguém tinha falado comigo sobre me levar para Helsinki, eu consegui essa carona com a família maravilhosa dela. E então saímos umas 10 horas da manhã de Kuopio, e eu tive alguém pra chorar comigo por mais algumas horas hahahaha. A viagem de carro dura umas 5 horas, em média. Acho que pertinho de Helsinki eu consegui finalmente me acalmar e dar uns cochilos. E chegando lá, nós nos encontramos com minhas queridas amigas brasileiras, Yumi e Bia. E a gente se despediu de Katharina, e não, não havia lágrima alguma mais hahaha. E os pais dela me deixaram no hotel do aeroporto (meu pai brasileiro falou para tentar dormir um pouco antes do voo). Mas foi complicado, porque eu tinha muita coisa na cabeça, tinha umas coisas pra tirar da mala, porque uma das malas estavam pesando 37,5 kg em Kuopio. A Bia e a Yumi ficaram comigo por um bom tempo no hotel, e posso dizer que tivemos um último momento de diversão no intercâmbio haha :) E depois eu falei com minha família pelo Skype, e fui dormi. Dormi 3 horas.

Dia 09: Partiu, Brasil

Entao eu acordei de duas e pouca da manhã, tomei um banho e fiz o check-out no hotel para me encontrar com César. César é outro brasileiro que fez o intercâmbio comigo, e que ele é da minha cidade do Brasil, Caruaru! Como ele mora mais perto de Helsinki, a família dele o levou para o aeroporto de madrugada. E eu tava com muito medo do peso das minhas malas, porque no hotel não tinha balança e eu não tinha ideia de quantos quilos as malas estavam pesando. Uma deu 33.1 kg, e a outra deu 28 kg, e ficou tudo bem! :D e eu com medo da mala de mão... A mulher nem pesou! ¬¬
Já a mulher do lado, quem fez o check-in de César, foi chata. A mala dele pesava 32,5 kg e ela mandou tirar coisa! Ele colocou na outra, então ficou tudo bem.
Então ele se despediu da família dele, e a gente foi embarcar. Tantas coisas passaram pela minha cabeça, mas posso dizer com certeza que o pensamento de que eu vou voltar logo para a Finlândia predominou!
O voo foi bem simples. De Helsinki fomos para Lisboa, e esperamos quase 8 horas lá. Fiz umas pequenas compras lá, e esperei, esperei... E depois de 20 horas de voo-conexão-voo, nós finalmente chegamos em Recife, nosso destino "final"! Eu e César estávamos sentados lá láa atrás do avião, e não sei porquê, não tinha porta de saída lá. O avião era gigantesco. Então fomos um dos últimos a sair. E ainda tivemos que passar na área de carimbo no passaporte, e esperar as malas. E as nossas malas foram umas das últimas, eu fiquei com tanto medo de não chegar! Mas elas chegaram inteirinhas, sim, tirando um bottom do Rotary que tinha no exterior da minha mala, que não estava mais lá. Mas tudo bem.
E ainda fomos à loja do Duty Free, que tem em todo aeroporto, porque César queria comprar alguns chocolates. Fiquei esperando por ele, e ainda brinquei "vou sair sem tu e vou dizer que você perdeu o voo em Portugal", e ele fez "boa ideia! Faz isso mesmo!" e eu fiz "mas é claro que não!" e eu ainda faço questão de dizer, que se fosse por ele eu teria trollado a família dele... vejam que maldade, haha! É lógico que não. E eu falo mesmo, César!!
Então a gente chegou, e um monte de gente começou a gritar. Veio a família de César, meus pais e minhas amigas nos receber! Minhas amigas tinham um cartaz enorme feito para mim, e foi tão legal abraçar todos novamente. E eles estavam super cansados, e diziam que fomos os últimos a sair, e que a gente chegou quando eles menos esperavam, hahaha. Eu realmente acho que fomos os últimos a sair do portão, porque me falaram que esperaram a gente por mais de uma hora! Foi mal, gente :P

A gente foi comer pizza e depois fomos pra casa. E surpresa! Meu quarto além de diferente, estava com uma decoração com várias bolas de sopro, corações, fotos, meu nome, etc. Foi tão legal!
Graças à Deus, a viagem foi bem tranquila. E eu dormi, mas nem tanto. Dormi só oito horas. Pra mim, não foi tão estranho como eu pensava que seria acordar. Mas foi um pouco, sim.
Eu cheguei bem, e já estou me acostumando de volta. Só sinto muita, muita saudade, mas acho que faz parte.

Afinal, eu acho que agora eu sei porque eu também adiei tanto esse post. Acho que eu não queria chorar tanto... A saudade aperta muito o meu coração. Saudades, Suomi, mun tulee ikävä sinua. Rakastan sua <3
Chave de casa. Não tô falando da brasileira! :)

Que abraço bom!!! Minhas amigas <3

No aeroporto. Meus pais, eu, César e os pais de César.

Cara de cansada. Foto de quando eu cheguei.

O teto do meu quarto! :) Ps: Cores da bandeira brasileira no teto.

Minhas amigas que vieram me buscar! Faltou minha amiga Joyce na foto, que teve que ir em outro carro em Recife, e faltou mais duas amigas, Déborah e Amélia, que me esperaram até meia-noite, mas não podiam vir pra minha casa depois disso. Culpa minha que saí muito tarde em Recife :P



quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estocolmo

Terve!    :)   Finalmente de volta!

Passei praticamente um mês sem postar aqui :( o motivo disso é: tempo. Esse mês eu estive mais ausente do que o normal, porque eu estive viajando em todos os finais de semana, e até mesmo dia de semana! Fui pra Turku passar um dia com meus amigos brasileiros, fui pra Kotka, porque tive a conferência do meu distrito do Rotary, fui pra Helsinki três vezes, fui pra Savonlinna passar uma tarde, fui pra Pielavesi, uma cidade pequenininha aqui perto, e fui pra Estocolmo. O resultado disso é que eu estou mais cansada que o normal, não aguento mais ver um trem, e eu me dou conta que meus dias estão voando e não há nada mais que eu possa fazer, a não ser aproveitar o que me resta.

A melhor viagem com o Rotary para os intercambistas que estão na europa é o Eurotour, como o próprio nome diz, um tour pela Europa, em especial aos países no centro dela. A viagem começa dia 2 de junho e termina em Helsinki, dia 18, e eu não consigo ter outra reação além de pirar, porque faltam apenas 3 dias!
Hoje eu não tenho nenhuma aula na escola, então eu posso ficar em casa. Mas amanhã eu tenho o meu último dia de aula, e no sábado tem uma festa na escola (e eu vou fazer um pequeno discurso em finlandês! Mal posso esperar!). Eu estou considerando isso tudo como uma despedida mesmo, porque muitas das minhas amigas vão viajar logo após esse evento da escola , e só voltam em agosto! Aqui na Finlândia é comum todo mundo ir viajar, já que o clima está bom, as férias duram um pouco mais que dois meses e muita gente vai estudar fora, ou trabalhar.
Depois dessa festa, ainda tem a festa dos alunos que estão se formando. Eu vou pra uma dessas festas também, a da minha irmã da primeira família :)
Portanto, provavelmente meu próximo post só vai sair bem no finalzinho do mês que vem!

Enfim, tanta coisa acontecendo... Mas um dos momentos mais legais que eu tive, foi sem dúvida a viagem pra Estocolmo, com a minha segunda família. Eu fiquei muito feliz de ir pra lá, porque eu sempre quis conhecer a Suécia, e a minha querida família me levou lá. Foi simplismente demais! Fomos de cruzeiro, que saía de Helsinki à tarde. Antes disso, ainda fomos pra um city tour de barco por Helsinki! No navio, havia tanta coisa! Lojas, restaurantes, cassinos, festas, programação para todas as idades, etc etc. Não faltou tempo com a família e programação para nos manter "ocupados". No segundo dia pela manhã, chegamos em Estocolmo. Passamos a manhã e a tarde lá, e aproveitamos um calor de cerca de 23°C, pessoas alegres, um sol radiante, e a PRIMAVERA! :) A primavera não tinha chegado na Finlândia, desde então. Em Estocolmo, as flores já brotavam, e folhas verde-claro nos dava um sabor de novo.
Passeamos bastante, tiramos bastante fotos, comemos, andamos de trem. Foi incrível!
Depois disso, voltamos para o cruzeiro, aonde dormimos novamente, e chegamos em Helsinki no outro dia.
Ainda tive um tempo em Helsinki, então pude encontrar alguns amigos intercambistas e ir ao Amarillo. Resumindo, tive dias inesquecíveis!
Sou muito grata a eles, por quererem me mostrar um pouco da Suécia, mesmo que pra eles não seja novidade... Porque eu vou guardar a viagem para sempre no meu coração!
Ta aí algumas fotos :)


Sight Seing de barco, em Helsinki

O navio

Calor!


Programação no navio


O navio, visto de cima 

Primavera!

Cidade velha, em Estocolmo






Até o próximo post :)


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Terceira família



Olá, finalmente eu vou falar sobre a minha nova família!!
Eu mudei de casa assim que eu voltei da Alemanha, ou seja, já vai fazer quase um mês que eu tô aqui.
Foi difícil mudar porque eu gosto muito deles. Mas essa família também é super legal e eu já os conhecia, então eu tava animada também, e eu estou adorando!
Eu tenho um pai, uma mãe, duas irmãs adolescentes de 16 e 14 e três irmãos de 10, 7 e 4.
É legal, porque sempre tem gente em casa e a gente faz muitas coisas juntos. Eles são muito simpáticos, divertidos, amorosos e atenciosos comigo, e por isso não está sendo difícil de se adaptar.

Minha nova casa é bem típica finlandesa. De madeira, pintada de vermelha por fora e de branco por dentro. Moramos bem na frente de um lago, que é um sonho de qualquer finlandês. Tem também uma casa da sauna e dá até pra dormir lá!
Meu quarto é no andar de baixo, e eu gosto, porque é silencioso. E eles reformaram um quarto só pra mim :D

Foto com a família reunida

(A neve e o gelo derreteu já faz algumas semanas, finalmente!)
Meu quarto!

Minha mãe e o meu irmão caçula, na cama elástica

Casa da sauna


Hoje foi a minha apresentação no Rotary, sobre o meu ano na Finlândia. Todos os intercambistas do Rotary   tem que fazer isso perto do final do seu intercâmbio. Eu estava nervosa além do que eu já sou, porque eu estava usando um programa novo (Prezi) e o meu computador travou de um jeito que todos tiveram que esperar muito, tipo quase 10 minutos!!! Mas felizmente, deu certo. Eu estava nervosa em relação ao meu finlandês também, e eu não sei essa língua muito bem, então às vezes eu falava bem devagarzinho e precisava lembrar de uma palavra. Foi legal que muita gente apareceu pra me ver, inclusive alguns familiares, isso me deixou mais disposta e animada a falar! Mas acho que eu fui bem (espero)! :D



Por isso, eu estou muuuito cansada hoje, e espero dormir cedo! Hyvää yötä ( = boa noite) :)




segunda-feira, 29 de abril de 2013

São Petersburgo

привет! (priviet) = oi!

A minha viagem pra Rússia com o Rotary começou dia 25, às 6:05, de um ônibus que saiu de Oulu (cidade no norte da Finlândia), e acabou ontem à noite.
Eu estava em um ônibus com vários intercambistas, e passamos uma boa parte da viagem lá. A gente parou em um lugar para almoçar (Rajahovi restaurant, Vaalimaa) e trocar o dinheiro, e nos reencontramos com os outros intercambistas! E foi ótimo, claro, ver tantos amigos que fazia tempo que eu não havia visto. 
A gente passou mais ou menos uma hora e meia lá, e chegamos no hotel no começo da noite. Tivemos a janta e a divisão dos quartos, e fomos dormir.

A Rússia é muito diferente da Finlândia. É um país com uma cultura muito diferente, moeda e sistemas diferentes. ( 1 euro =~ aprox. 41, 3 rublos ). O idioma, russo, é difícil e o alfabeto é outro. E poucas pessoas falam inglês, até mesmo nas áreas turísticas, como São Petersburgo! Além do mais, é um pouco perigoso lá, feito Brasil, e precisamos tomar mais cuidado com nossos pertences. O trânsito é meio louco, então devíamos ser muito cuidadosos ao atravessar.

No segundo dia, fomos pra o museu Hemitage, um museu enorme e com muitas coisas pra ver, muita coisa mesmo! Vários andares, obras, pinturas, etc. Almoçamos em um restaurante típico russo, e a comida não foi muito boa, pra dizer a verdade. Depois, fomos para um outro museu, o Kunstkamera, depois outro museu, e à noite vimos uma dança folclórica linda, no palácio do Nicolau, cena do filme Anastácia. Lindo, lindo!!!






No outro dia, tivemos um tour de ônibus, e fizemos paradas e tiramos fotos. Tivemos um tempo livre no centro da cidade, e quase nos encontramos com o Justin Bieber, que estava em São Petersburgo, haha! A gente viu uma fila enorme de fãs, e esperamos por ele lá, mas acabou que nem o vimos! E depois fomos para um ballet em Mihailovski Teatre. O balé da Rússia é conhecido por ser o melhor do mundo.










No último dia, dia 28, pegamos o ônibus para a Finlândia, tivemos um almoço na borda e a despedida.
O momento mais difícil da cidade. Não consegui não chorar, ao pensar que eu tenho amigos que eu não sei quando eu vou ver de novo. Dizer "vejo você em breve", mas não saber quando isso acontecer, me apavora. Em fato, no fundo , eu não tenho ideia quando verei eles de novo, ou se verei todos um dia. :(
Ser intercambista é uma das melhores coisas, e mais difícies de ser. Mas eu só tenho a aprender com isso!
Até alguns rotex (o pessoal ex-intercambista, responsável por a gente) ficaram comovidos. Porque eles foram intercambistas também. Mas a maioria estava só com uma carinha um pouco triste. Eles disseram pra mim que já choraram tanto em relação a isso, que se acostumaram. Disseram que era difícil, mas é assim mesmo.



Mas o Eurotour tá chegando daqui a um mês, e eu vou reencontrar (quase) todos eles de novo, e será uma viagem longa, de 2 semanas e meia. Mal posso esperar!!! :)

 mais fotos:












Amei São Petersburgo! <3


domingo, 21 de abril de 2013

Alemanha

Moiii :)

Hoje eu vou falar da minha viagem pra Alemanha, finalmente!

Depois de 4 dias em Kuopio e dois dias em Tampere, voamos para o aeroporto Frankfurt-Hahn. Alugamos um carro, visitamos uma pequena cidade chamada Efurt, com uma beleza naturalmente alemã, e fomos pra Frankfurt, buscar Julia, mexicana que foi intercambista na minha casa no começo de 2012.


Depois a gente foi pra Ilmenau, a cidade da minha irmã Karina. Lá, a gente foi numa montanha , fria pra caramba, tava mais frio que a minha cidade na Finlândia, sério! A gente passeou um pouco, fomos a restaurantes, fomos no apê dela... Não fizemos nada muito turístico, foi uma viagem mais pra passar um tempo juntos e conhecer o lugar que a minha irmã tá morando.
A Alemanha é linda! Não havia quase nada de neve, apenas nessa montanha fria que a gente foi. Não havia lagos congelados, feito aqui na Finlândia. Na estrada, a paisagem era completamente diferente, porque não tem tantos pinheiros na Alemanha como tem aqui. E a primavera já estava no início: além de morno, era já possível ver as flores e folhas começavam a brotar.
 A minha visita realmente turística na Alemanha vai ser muito em breve, no Eurotour, viagem com o Rotary! Mal posso esperar!
Ta aí algumas fotos da viagem :)









Da esquerda pra direita: Minha mãe, Karina, meu pai, Julia e eu.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Visita da família na Finlândia <3

Um momento familiar na Europa


Tervetuloa!     = Bem vindos!


Eu estive realmente ocupada esses dias, espero que vocês possam compreender o motivo de eu não ter escrito há tanto tempo. Dois dias depois da ida de Gustavo, como eu falei no último post, a minha família brasileira veio me visitar na Finlândia, na minha cidade! Na quinta-feira durante a tarde, meus pais vieram de Helsinki - Kuopio, de trem. O reencontro foi ótimo, claro, e algumas lágrimas caíram dos olhos da minha mãe de felicidade, e meu pai sorriu até as orelhas. Depois, fomos pra casa de meu conselheiro Teemu, aonde fomos muito bem recebidos! Todas as minhas famílias estavam lá, talvez não todos os membros, mas tudo bem. Além de sentirem muito frio, meus pais também sentiram muito calor ao experimentar a sauna finlandesa. E os comentários foram muitos positivos, eles gostaram da sauna mais do que eu imaginei! Então depois disso, meu pai ainda dirigiu um snowmobile*, e todos conversaram conosco, todos estavam feliz por conhecer meus pais, e meus pais por conhecê-los, e foi realmente muito legal. Tivemos um jantar incrível com muita comida finlandesa, que cada família foi responsável por uma parte, e tudo estava uma delícia. Depois, nós distribuímos alguns presentes do Brasil e fomos descansar, porque além de eles estarem cansados, eu estava também. Sobre esse dia, foi um ótimo dia que com certeza marcou a mim e a minha família, porque nos sentimos muito bem acolhidos, e eu me sinto com sorte de ter o Rotary, conselheiro, amigos e famílias ótimas que me ajudam nesse ano nem sempre tão fácil, mas que se torna mais fácil quando se tem pessoas com quem contar.



No dia seguinte, sexta-feira, a minha irmã veio me visitar, da Alemanha! Ela foi intercambista lá pelo Rotary também em 2010, e agora ela está estudando um ano lá pelo novo projeto do governo, o Sem Fronteiras. Tudo bem que não estamos tão longe, se compararmos com o Brasil, mas que diferença faz se a gente tá longe o suficiente ainda assim???? Ah foi até meio que necessário vê-la, se é que eu posso falar assim, porque ela foi pra lá em abril e só volta pro Brasil no ano que vem, e eu iria passar quase que dois anos sem vê-la? Não ia gostar nem um pouco.
Então no nosso segundo dia em Kuopio nós fomos buscá-la na estação de trem e fomos pra casa de uma rotariana que tem uma família muito simpática, e que já foi ao Brasil, e o nome dela é Jaana. A filha dela foi intercambista no Brasil em 2002, e o filho foi intercambista no México, então falamos um portunhol legal, e foi fácil para minha mãe compreender, porque ela não fala inglês bem. Tivemos um incrível jantar, e sou muito grata à essa família pelo momento proporcionado e por me ajudarem tanto! :)



No fim dessa sexta-feira, ouvi informações de que teria uma possível aurora boreal no céu, e eu saí com esperanças de encontrá-la. Estava um pouco frio, -4°C, mas principalmente muito frio pra meu pai, minha mãe e minha irmã. Não precisamos esperar muito até ver uma mancha verde no céu se movendo. Foi bem rápido e nem foi muito forte, mas foi o suficiente, e lindo como sempre!



No sábado, fomos almoçar com a família que eu estava morando, os Litjos, a segunda casa. Tivemos um ótimo momento juntos. Depois, fomos esquiar no lago congelado! Não é novidade nenhuma mais pra mim agora, mas pra eles é, claro. Foi com certeza umas das melhores esquiadas no gelo, porque eu estava com duas famílias :) Minha mãe e irmã tentaram um pouco, acho que elas gostaram. A minha host irmã, Hanne, estava um pouco tímida no começo, mas logo deixou a timidez e fez sucesso entre a minha família, e foi bastante mimada por todos nós!



Depois disso, tivemos um jantar na torre do Puijo*, uma torre em Kuopio que eu já visitei, e foi ótimo também (tudo foi ótimo tá, gente? mais fácil dizer assim, rs), tem uma vista maravilhosa lá. Comemos carne de rena, e quem ficou com peninha de comer o Rudolf comeu outra coisa, haha!



No domingo a minha segunda família ficou a manhã/começo da tarde conosco novamente. Katharina e Kiara, as minhas queridas alemãs, foram até o centro da cidade para conhecer a minha família. Tivemos mais um momento muito legal, até que um pouco antes das duas horas, precisamos ir à estação de trem e partir.



Eu não podia estar mais feliz de ver a minha amada família. Apesar de o tempo passar tão rápido, eles são ainda o mesmo. Já eu? Talvez esteja um pouco diferente, mas eu acredito que de uma maneira positiva, estou sendo a mudança que quero ser. Mas ainda, e sempre serei, a menininha que corre pros braços do papai e pro beijo da mamãe, porque eu acredito que ninguém é tão grande que não possa ser tão pequeno no coração.
Enquanto estávamos dirigindo a algum lugar, eu podia ver os rostos se virando rapidamente para captar as imagens, e as impressões de tantas árvores, lagos e neve! Não pude deixar de lembrar-me de eu mesma.
Eu amo a Finlândia; por tantos motivos. Porque eu tenho famílias aqui, porque eu tenho uma linda natureza, porque eu tenho amigos para a toda a vida e porque eu tenho ótimas recordações desse lugar, que agora fazem parte de mim.

Então fomos pra Tampere, aonde nos encontramos com mais amigos da nossa cidade do Brasil, Caruaru!
César e eu nos conhecemos desde pequenos, porque nossos pais são amigos há muito tempo. Ele está aqui na Finlândia também, em Hämeenlinna, uma cidade perto de Helsinki, 335 Km de distância . A família dele também veio visitá-lo, e eles estavam em Tampere, uma das maiores cidades na Finlândia. Nos encontramos lá e passamos o dia juntos, e foi muito legal, porque isso me lembra muito o Brasil!



E no dia seguinte, pegamos um avião para o nosso próximo destino, a Alemanha!!!
A viagem foi ótima. Eu pretendia falar sobre isso nesse post também, mas esse post já está tão grande, que eu escrevo sobre isso no próximo, ok?

Ps: Eu já mudei de família de novo, estou na terceira. Pretendo falar nisso em um post muito breve. Estou adorando a minha nova família, eles são ótimos! :)

Até o próximo post, Alemanha!

Minha mãe, eu, meu pai e minha irmã.

snowmobile: