Seguidores

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como fazer intercambio



Eu tive muito problema para escrever e editar no blog hoje, então desculpe pela cor da letra diferente, o tamanho, etc.O post de hoje vai ser sobre quais são os tipos de intercâmbio, quanto custa em média, o que tem que fazer e outras dúvidas que as pessoas têm em geral sobre o assunto.
O meu intercâmbio é pelo Rotary International e é a sua melhor oportunidade de conhecer novas culturas, novas pessoas, lugares diferentes e ainda ser um embaixador-mirim em favor da paz entre as nações. Pelo Rotary existem dois tipos de intercâmbio, o de curta duração e o de longa duração.






  • Ser bom estudante;
  • Ter entre 15 e 17 anos;
  • Iniciativa para se envolver em diversas atividades;
  • Fácil adaptação as novas situações;
  • Atitude.




Curta- Duração :

O estudante deve ter entre 15 e 20 anos, estar no Ensino Médio ou na Faculdade, aceitar receber um intercambista em casa durante 4 ou 8 semanas. 

No período de 4 ou 8 semanas, o estudante tem a oportunidade de explorar outro país em um intercâmbio cultural e de aperfeiçoamento de idioma. Após o retorno ou durante o tempo em que estiver no exterior, o estudante recebe em sua casa, no Brasil o 'host brother' ou 'host sister' . 

Regularmente, o Intercâmbio de Curta -duração ocorre nos meses de Junho / Julho ouDezembro/ Janeiro. As inscrições são feitas durante o ano todo.

Longa- Duração : 

Através do suporte de um Rotary Club, o intercambista tem a oportunidade de estudar durante um ano em outro país. 
Neste período, três famílias o recepcionam (em média), o recebem como membro da família, fazendo com que haja uma total imersão na cultura do país. Qualquer problema ou dúvida, durante o ano de intercâmbio, o estudante conta com o apoio de um conselheiro rotariano para ajudá-lo.
Os requisitos para se tornar um intercâmbista do Rotary são :
As inscrições para participar da seleção ocorre nos meses de Julho e Agosto. O intercâmbio de longa duração inicia no mesmo período do ano seguinte (exceto Alemanha, este inicia em Janeiro). Durante um ano há encontros e eventos para a preparação do intercambista para a viagem assim como os pais, para receber um 'novo filho' em sua casa.




Depois de escolhido o melhor intercâmbio, você tem que se preparar para fazer a entrevista. É a parte mais importante do processo, pois nela você consegue a sua aprovação pelo Rotary para fazer intercâmbio! É um processo simples, então não se preocupe, é uma entrevista com você, candidato, outra entrevista com os seus pais e uma avaliação de suas notas e comportamento escolar, porque temos que representar o nosso país muito bem, certo? Muitas pessoas perguntam se dá pra escolher o país, a resposta é: depende de sua classificação. Mas todos os países são muito bons e até hoje não encontrei ninguém que se arrependeu ^^ 
Esses são todos intercâmbios de estudantes, entretanto, existem vários outros tipos de intercâmbio, tais como: trabalho no exterior, idiomas, de universidade... Eu já ouvi falar de vários tipos de intercâmbio, mas creio que citei aqui os mais procurados.
Para tudo isso tem um valor, porém o valor não é fixo, é relativo: Depende do país que você vai, moeda, viagens (opcionais, é claro), sua passagem, documentos como passaporte, visto, seguro de saúde, de viagem, bla bla bla, os documentos que você manda pro exterior, que você tem que pagar, e várias outras coisas. Então, resumindo: Sabe aquele carro que você adolescente quer ter, ou aquela viagem pra conhecer Orlando? Se você tiver que escolher, troque por um intercâmbio! :P




Eu ainda gostaria de dizer que eu conheço muitas pessoas que tem um futuro intercâmbio como um sonho de vida, que quer muito isso e que acha simplismente o máximo a ideia de conhecer tantas coisas novas. Sei disso porque quando as pessoas descobrem que você vai fazer intercâmbio e é incrível quantas pessoas vêm falar com você sobre como é, o que fazer, etc. Entretanto, vale salientar que muitas vezes isso não passa de um DESEJO e é comum desistirem da ideia porque muitas pessoas deixam de lado por falta de comprometimento, preguiça de ir atrás das coisas e até por achar que não vão passar na seleção.
Se você quer ser um futuro intercambista, tem que correr atrás e dar o seu melhor. Não precisa superar o medo, todo mundo tem! Mas você não pode deixar que isso lhe atrapalhe. Tantas pessoas já disseram que ia fazer e não fizeram... Fico pensando se no futuro elas vão sentir falta disso. Confie em si mesmo, você tem que acreditar que você é capaz! Não precisa estar pronto, ninguém nunca está ;) Qualquer dúvida, falem comigo, terei o maior prazer em ajudar. Se seus pais não deixam, fale comigo também. Mas tente se você quer :D

As inscrições para o intercâmbio de longa duração estão acontecendo e acabam dia 15 de julho, aproveitem!




"A proposta de vida é vivê-la, para provar a experiência ao máximo, para chegar ansiosamente e sem medo para novas e ricas experiências." (Eleanor Roosevek)

fonte: www.rotaryintercambio4500.com.br








segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um pouco sobre a minha cidade


Caruaru, a Capital do Forró!

Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha cidade, Caruaru. É nela que eu nasci e vivo até hoje. É uma cidade de aproximadamente 300.000 habitantes, localizada na região nordeste no Brasil no estado de Pernambuco, pra ser mais especifica no agreste. É uma cidade que está crescendo muito atualmente e ela é muito conhecida porque tem uma riquíssima cultura. Luiz Gonzaga foi um cantor, compositor e músico que viveu nessa região e foi muito importante pra nossa cultura, música e para a alegria das pessoas!

Além disso, temos A Feira de Caruaru, conhecida principalmente pela cancão de Onildo Almeida "A feira de Caruaru, faz gosto a gente ver...". É a maior feira aberta do mundo, está quase sempre funcionando e lotada, até mesmo na madrugada, e você realmente encontra de tudo lá! Frutas, verduras, doces, roupas, arte de barro, brinquedos, artesanato, cordéis e um montão de coisas.


E a melhor festa de Caruaru é o São João, que disputa o título de Melhor São João do Mundo juntamente com algumas cidades da região (mas Caruaru ganha, é lógico) com o seu próprio estilo! Figurino, comidas típicas de milho, forró "arretado" e muiiita animação durante os 30 dias de muito show, comidas gigantes para todos e muitos turistas! E para os familiares e amigos, é comum fazer uma fogueira na véspera do feriado de São João, onde as crianças e adultos acendem fogos, toca um forró bem animado, normalmente pé-de-serra e todos se fartam com comidas de milho.


 Fogueira da casa da minha avó :)

Tem outras coisas na minha cidade além dessas, como o Alto do Moura, pólo de Caruaru, etc, mas não dá pra falar de tudo D: então eu falei do principal!
Desculpa se o post foi chato, eu sei que deve ter sido pra muita gente porque várias pessoas que leem esse blog são de Caruaru. Mas prometo que vou falar de alguma coisa diferente no próximo post :)
Uma boa segunda para todos!!!!!     (isso é possível?)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Blazer!

Todo intercambista tem que ter um blazer.

Oi, de novo! Minha semana tá bem tranquila agora, já que as provas acabaram, só estão dando revisão no colégio... E eu faltei um pouco haha. Eu fui pra uma festinha matuta na casa do meu tio, bem tradicional da minha região (tô falando de Caruaru, tô falando do melhor São João do mundo!) e isso é bem a cara da minha família, mas depois eu faço um post sobre isso!

Todo intercambista do Rotary tem como que um "uniforme", que é um blazer com o símbolo do Rotary do lado esquerdo e normalmente a bandeira do país de destino no lado esquerdo e o país de origem no lado direito. Ele é muito importante, pois é conhecido mundialmente e nem todo mundo sabe o que é Rotary, mas eu acho que todos já ouviu falar e sabe que tem grande importância mundial. É uma vantagem muito grande para um intercambiário ter esse blazer, pois ele faz com que você se torne importante só pelo fato de usá-lo.
Num aeroporto, por exemplo, se você tiver usando o blazer do Rotary, logo você terá prioridade em filas, as pessoas irão lhe ajudar, informar, e talvez até acompanhar no voo! Se o horário do check-in estiver acabando e a fila estiver enorme, você simplismente passa na frente de todo mundo. Entre outras coisas, resumindo ele lhe dá um poder enorme.
Lógico que, para usá-lo, é necessário ter consciência da importância de sua imagem. Por exemplo, desrespeitar alguém e usar esse blazer?? Qual seria o sentido disso? Se você está usando esse blazer, é porque você vai fazer intercâmbio A FAVOR da paz mundial, então não tem o menor sentido. Livre-se de qualquer ato de preconceito, drogas, más virtudes... se você quer usar o blazer, tenha consciência do quão importante ele é, afinal, além de tudo isso você tá representando o Rotary Internacional!
O meu blazer é azul, mas se você fosse do Canadá ele poderia ser vermelho, se você fosse do México poderia ser verde e se você fosse da França poderia ser azul. Alguns países adotam cores diferentes do nosso tradicional azul que existe em todo lugar, é legal porque esse país acaba se destacando entre os demais.
- Eu usando o meu blazer! *-*


Esses pins ou bottons que está em todo o blazer, como você queira chamar, são marcas do seu intercâmbio. O meu nem começou, mas eu já tenho muitas! Cada um representa uma pessoa, um momento, alguma coisa assim. Está vendo aqueles bonequinhos do canto de baixo esquerdo? O pai de Julia, a mexicana que está aqui em casa, pediu pra ela me dar. Ele representa o México e a cidade dela, Celaya. Existem vários outros aí: pins da minha irmã que sobraram do intercâmbio dela, pins da dinamarquesa que está aqui em casa, o austríaco que eu conheci, a polonesa, a minha amiga que foi pra Finlândia e muitos outros, como você pode ver!
Quando eu voltar do intercâmbio eu vou ter muuuuuuito mais, é claro! Eu vou conhecer muitos intercambistas que vão fazer intercâmbio comigo e pretendo colocar coisas como ticket do voo, nota fiscal, embalagem de alguma coisa da Finlândia, etc. Eu sei que parece estranho, mas isso é o que os intercambistas daqui fazem, todos eles tem alguma coisa de Havaiana e Guaraná, por exemplo, eu acho isso muito legal! :)

*Ah, e intercambiário é outro nome que se dá para intercambista!

*Olhem o vídeo quue o meu conselheiro me mandou de minha cidade, eu simplismente AMEI!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Aperfeiçoando-se na cozinha!

Saindo umas coxinhas!

Olá! Então, minha semana tá ótima, já começou  com muitas novidades. Minha provável segunda ou terceira família me adicionaram no face, e eu passei um bom tempo conversando com o meu irmão. Era madrugada lá, mas ele disse que não tinha problema porque está de férias de verão (inveja). E eu descobri que ele vai vir pro Brasil ano que vem *---* isso é simplismente O MÁXIMO, eu fiquei muito animada, porque eu vou querer conversar muito com ele sobre o Brazil! Também não tenho pai nessa família /tenso. acho que vou sentir uma falta grande de meu pai daqui. Mas enfim. Eles parecem ser muitos simpáticos e pelo visto gostam de coisas diferentes das quais eu estou acostumada, como arco e flecha e motos.
Ah, e minha mãe de lá me mandou outro email. A gente meio que tá começando a trocar cartas. Isso só não acontece com muita frequência porque ela trabalha e estuda muito.

Eu passei um bom tempo pensando sobre o que eu devo fazer de comida para eles do Brasil, e esse final de semana eu decidi fazer COXINHA! Tem coisa mais gostosa? Todos os gringos que eu já conheci simpllismente amam, só tem no Brasil, e o melhor de tudo, é que todos os ingredientes podem ser encontrados em qualquer lugar!
Então fomos para a cozinha eu, Mie (a intercambista da Dinamarca que está aqui em casa, já pertinho de ir embora), Julia (a outra intercambista que ficou aqui em casa durante três meses, do México, e agora tá de volta porque ela trouxe a mãe e a amiga para conhecer o Brasil, e minha família fez questão que ela ficasse aqui também), e a mãe e a amiga, Angela e Roxana. Fiquei meio preocupada no início, porque pra mim é mais ou menos complicada a receita (frango, batata, caldo de galinha, água, leite, farinha de trigo, manteiga, ovos... muita coisa!), mas ficou uma  D-E-L-Í-C-I-A  , é sério! Ficamos super entusiasmadas com a nossa conquista, ê ê! Acabou que foi muitaa coxinha e comemos como o nosso jantar, kkk, e ainda sobrou umas três!




E para acompanhar, um maravilhoso Guaraná! Totalmente brasileiro!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

1° Post, dúvidas e ansiedade.

Então, como começar?

Afinal, não estou aqui pra dizer qualquer coisa... Tô aqui pra dizer de um ano de novas experiências, como por exemplo o convívio com pessoas diferentes, novas comidas, a adaptação a climas, entender outros COSTUMES... O meu problema com o novo é praticamente nenhum, adoro conhecer coisas novas, quero que você entenda bem isso. O problema é conhecê-las abandonando as velhas coisas. Aí você não tem em quem se apoiar ou a quem recorrer, e tem que aceitá-las como a sua nova realidade. Porque senão ninguém voltaria diferente. É meio louco, mas você tem que fechar os olhos e se jogar. Você não sabe o que está por vir, nem quem vai estar lhe segurando. Mas no meu caso, eu sei que é a melhor coisa que eu pude decidir em minha vida até agora, porque até que eu tenho um pouquinho de experiência, mesmo sem nunca ter feito. Minha irmã Karina fez intercâmbio em 2009 pra Alemanha, e fora isso já recebi 5 intercambistas em minha casa, todas elas de países diferentes. Sempre fiquei amiga das amigas intercambistas delas, e até agora eu nunca conheci alguém que se arrependeu um pouquinho só. Sendo assim, concluí que a experiência será 100% positiva em minha vida.
Ah, e eu já me apresentei?
Meu nome é Rebeka, tenho 17 anos e eu estou indo em agosto deste ano para a Finlândia pelo Intercâmbio de Rotary, e provavelmente só retorno em julho de 2013. Estou na metade do terceiro ano no colégio e vou concluir por lá mesmo. Moro em Caruaru-PE, uma cidade de 300.000 habitantes, e tô indo pra Finlândia pra passar um ano em casa de família com pessoas que o Rotary escolhe por mim, e eu tô incrivelmente FELIZ por tudo isso. Eu tenho que estar lá na capital da Finlândia, Helsinque, dia 05 de Agosto, e ainda não me decidi se falta muito ou pouco tempo. Até lá, vai acontecer muita coisa ainda... E vou esperar muito também! Mas acho que é normal. Por enquanto, fica só a angústia mesmo.
Isso é apenas um pouco de tantas coisas que eu gostaria de compartilhar. Ainda há muito por vir, posso garantir. Informarei sobre muitas outras coisas que abrange o intercâmbio e essa coisa toda de passar um ano fora. Tudo será registrado aqui! Com carinho, Rebeka.


*desenho que eu fiz!