Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quarta semana na Finlândia!

O tempo passa, e as experiências vão se acumulando.

Hyvää ilta :)

Esta semana veio com várias surpresas: Prova no colégio de tradução finlandês-espanhol e espanhol-finlandês, almoço no Mc Donalds e uma nova câmera emprestada (obrigada mais uma vez, Teemu!) :D
Eu frequento no colégio as aulas de música, história, inglês, artes e espanhol. Na aula de música eu toquei na guitarra e no violão Knock on Heaven's door, na aula de artes nós deveríamos fazer uma arquitetura diferente, e eu fiz um prédio em forma de cartola, e na aula de espanhol a professora nos deu menos de vinte e quatro horas pra decorar verbos em espanhol, mas o que eu realmente tenho que aprender são os verbos em finlandês. Fiz menos de um quarto da prova õ/ mas tá tudo bem, porque o que importa é que eu tentei e me esforcei!
O almoço da escola era um peixe com um cheiro e aroma muito forte e que não agrada a muitos finlandeses, e não me agrada muito também. Então fomos todos comer no Mc Donalds porque é barato!

Amigos do colégio :D


Fiz compras essa semana na H&M, é uma das lojas mais baratas na Finlândia e tem uma rede enorme no mundo todo. O jbom é que todo mundo da escola compra roupa lá, as roupas não são caras e são bonitas e boas! Comprei algumas blusas mais quentes, meia-calça para o inverno e outras coisas.
Nesse mesmo dia, encontrei Havaianas por aqui. €$ 30, 00 (trinta euros = +- 80,00)! tá afim de comprar?


No começo da semana, na Segunda-Feira, foi o aniversário de meu irmão Axel, que está agora com 14 aninhos. Fiz panquecas doces com minha irmã, e ficaram perfeitas! Parabéns pra ele <3



Todos sempre me perguntam como está a temperatura aqui. Quando eu acordo e vou pra escola (entre 7h e 9h) está algo em torno de 11° C. Quando eu saio da escola (entre 14h e 15h) está sempre "quente", entre 16° C e 19° C! Quando eu vou dormir está frio de novo, e assim vai. Essa semana foi assim, e não choveu (não que eu me lembre).

Como é verão aqui, a paisagem é bem verdinha e o gramado da casa também, e temos que ficar cortando o gramado algumas vezes durante o verão. Dá um pouquinho de dó de fazer isso porque nascem flores e cogumelos no jardim da minha casa , como estes das fotos abaixo!

Eu nunca vi cogumelo nascer assim no jardim!



Testando a câmera nova e mostrando a vocês os cogumelos da Finlândia, haha!

Quando eu vejo um, eu não digo nada. Eu espero ela ver e me mostrar que ainda tem que passar o cortador de grama neste local. Tadinho dos cogumelos! Eles ficam destroçados :(

Esta semana teve outra atividade na escola com os IB's. Usamos sacolas de lixo dessa vez, não sei porque, passaram batom no nosso rosto de novo e fizemos algumas atividades legais como dançar uma coreografia em grupo na frente de todos, fazer uma pirâmide-humana, o jogo da cadeira e música, etc! Dessa vez tinha uma intercambista comigo. Katharina :))




-x-

Hei hei! :)



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coxinha e Brigadeiro!

Matando a saudade da comida brasileira


Moi!
Esse fim de semana me família me levou ao boliche, temos dois aqui na minha cidade. Foi demais! Eu perdi um pouco feio, pra falar a verdade, mas eu acho que só joguei boliche duas vezes na minha vida... Fiquei feliz feito criancinha com doce mesmo assim, achei legal haha. E pensar que em Caruaru ainda estão construindo o primeiro!!


Sapatos do boliche

Minha mãe, minha irmã mais nova e meu irmão! (da esq. pra dir.)



Fui ao mercado com minha äiti fazer compras para o meu dia na comida... Ela encontrou o suco do Brasil da foto e comprou! :)







Ainda neste final de semana, eu fui para um evento para caridade que aconteceu no centro de minha cidade. Entre duas e três mil pessoas compareceram, e um bom dinheiro foi arrecadado! No final todos correram a pista de corrida :)




E por fim, uma foto com a minha família reunida, comendo coxinha com suco de cajá e Guaraná e brigadeiro!


Minhas irmãs lindas me ajudaram a fazer os brigadeiros!

Tcharam! :D

sábado, 25 de agosto de 2012

Trote na escola e primeira festa

Moikka, mitä sinulle kuluu?


Tive a minha primeira party aqui na Finlândia na quinta-feira, e foi extra / muito boa! :D
Foi uma festa organizada pelos tutores da minha escola, que se encontram no último ano, para IB Students do primeiro ano, e que acontece todos os anos vários eventos do tipo. IB são aulas que são dadas em inglês de história e de inglês, claro.
Primeiro tivemos que pagar alguns trotes, são um pouco comuns no Brasil. Eu não queria ir de jeito nenhum, mas pediram tanto pra eu ir que eu acabei indo. A gente teve que se ajoelhar e falar algumas coisas em Finlandês, tivemos apelidos colados nas costas, batom na cara e fralda na cabeça, além de dancinhas engraçadas, embolar em cima do outro e outras coisas abusando mesmo! Se acha difícil de acreditar confira as fotos!




Adivinhe o que escreveram no meu rosto!


video


Sexta-feira fui para a minha primeira reunião do meu clube do Rotary. A reunião acontece num hotel, e antes houve um café-da-manhã no mesmo. Foi a primeira vez que eu comi fruta no café-da-manhã, e isso me deu uma saudade enorme do Brasil!
Fiz e apresentei a minha apresentação sobre o Brasil e sobre mim mesma, mas pouco depois de acabar eu percebi que acabei não falando do último. Eu tinha pensado o que falar sobre mim, mas acabei não falando! Não saiu como eu queria, porque eu sou apressada e nervosa, mas acho que tá tudo bem (pelo menos eu espero), e as pessoas daqui vão me conhecer melhor com o tempo. Acho que sou meio finlandesa nesse aspecto, você tem que passar um bom tempo convivendo comigo pra saber realmente quem eu sou :)

Depois da reunião do Rotary, fui pro colégio com Sakari e Laura (dois ex-intercambistas da minha cidade e do mesmo colégio que eu), mas antes paramos no mercado para comprar comida e eu comprei Guaraná, o refrigerante mais conhecido do Brasil, e convenci Sakari a comprar pra ele também. E ele gostou :D:D:D:D
Laura, a outra ex-intercambista, provou do meu, e ela gostou também. Todo mundo gosta de Guaraná :D




O meu final de semana tá sendo ótimo. Tô aproveitando tudo aqui ao máximo.
Hyvästi! :*

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fim de verão

Agora eu sei que o verão está acabando.

Heippa!

Esta semana começou bem fria, e agora eu sei que infelizmente o verão está acabando. Acordei na segunda feira pra ir pro colégio com 9°C e pensei que ia sentir muito frio, mas depois sempre esquenta um pouco e a temperatura fica entre 12°C e 16°C :)
Hoje choveu um pouco e passou na televisão que amanhã provavelmente vai chover mais, então já estou me preparando para um dia bem "molhado"! haha. O meu dia foi bom... Fui pro colégio, tive aula de história para IB Students, em inglês, depois tive aula de artes, e eu adoro a aula porque a professora sempre me explica o que é pra fazer em inglês e eu entendo, e ela é uma fofa! Mesmo eu fazendo meus desenhos feios, ela me diz alguma coisa legal, e sincera (os finlandeses costumam ser mais sinceros). Depois tive aula de inglês, fiz uma apresentação oral e tirei 8. Apesar de que o nível do inglês deles é bem melhor que o meu, eu não fiquei contente com minha nota, mesmo sendo um oito.
Eu estou fazendo amigos na escola, e são todos diferentes. Quero dizer que, na escola tenho amigas intercambistas, amigos ex-intercambistas, amigos tipicamente da Finlândia e amigos que não nasceram na Finlândia. Isso é legal!!
Eu converso muito com minha host mom, acho que ela é uma das pessoas que eu mais converso aqui na Finlândia, mesmo ela não tendo um ótimo inglês. Ela é muito legal! E ainda assim isto não a impede de estar sempre conversando comigo. Isso é bom porque ela também me ensina finlandês e eu também não tenho um inglês ótimo.
Hoje eu disse a ela pra ela me desculpar se às vezes eu faço ou falo alguma coisa "bizarra", e disse que pra mim é tudo muito novo ainda, e como nossos costumes são um pouco diferentes eu sempre me esqueço de algo, porque são muitas coisas pra estar sempre lembrando, mas que não é minha intenção. Ela me respondeu que não existe o errado, só o diferente. E ela tá certa. :)

Uma música finlandesa que eu não sei cantar direito, mas eu a adoro!




Maailman Toisella Puolen

Nyt hihnalle laukku
ja viimeinen kuppi naamaan
Kohta pilvien päältä
voin muistaa tämän maan
Ei mulla oo tarkkaa suuntaa
mä menen minne sattuma johtaa
Mulla on mukana kuvat
mutta katseet eivät kohtaa
Isä olen täällä maailman toisella puolen, ja laulan pappadaduda pa duda dapa
Äiti älä pelkää kyllä pidän itsestä huolen, ja laulan pappadaduda pa duda dapa
Mä oon kujia kulkenut
jäljessä lapsien parvet
Niiden silmissä iloa
ja kovan elämän arvet
Sydän huutamaan jää joka hetkeen
mutta tartun niihin muistoissa
Vaikkei tavattais koskaan
kaikki kulkee mun matkassa
Isä olen täällä maailman toisella puolen, ja laulan pappadaduda pa duda dapa
Äiti älä pelkää kyllä pidän itsestä huolen, ja laulan pappadaduda pa duda dapa




Se quiser aprender, boa sorte! haha
E a tradução (em inglês):

On the other side of the world

Now a strap for a bag
And last cup to be drunk
Soon on top of the clouds
I can remember this country
I don't have a certain course
I will go wherever fortune leads me
I'm carrying pictures with me
But eyes aren't meeting each other
Dad I'm here on the other side of the world, and I sing pappadaduda pa duda dapa
Mom don't be afraid I will take care of myself, and I sing pappadaduda pa duda dapa
I have walked through pathways
Hordes of children following me
There is joy in their eyes
And the scars of tough life
A heart will stay shouting in every moment
But I will hold them in my memories
Even if we never met again
Everything is walking along me
Dad I'm here on the other side of the world, and I sing pappadaduda pa duda dapa
Mom don't be afraid I will take care of myself, and I sing pappadaduda pa duda dapa



Uma música bem intercambista né? Haha :) Agora tenho que trabalhar na minha apresentação para o Rotary, na sexta-feira, espero que fique legal!

Hyvää yötä!

domingo, 19 de agosto de 2012

Final de semana com chuva

Moi moi!

Hoje choveu aqui. Não acho que foi a primeira chuva desde que eu cheguei, mas foi pelo menos a primeira que eu vi. Foi quase uma cena de filme, porque o céu tava normal eu acho... Aí depois eu ouvi "Kabrum!" e depois começou a chover muito!
Hoje eu fui pra uma comemoração de aniversário do namorado da minha irmã. Foi bem diferente do que eu tô acostumada, mas foi legal, e teve bolo feito no Brasil e alguns salgados (e eu esqueci de tirar fotos). Ontem à noite eu fui pra casa da família da minha conselheira para um jantar. A minha conselheira, Marja, disse que eles adoravam latinos, já tinham recebidos vários, e que ia fazer algo especial pra mim. A vida deles se parecem mais com a minha brasileira porque eles escutam bastante música, conversam bastante, gostam de tomar vinho, etc. E foi a primeira vez que eu comi carne aqui na Finlândia. Foi um final de semana legal!
Hoje eu passei aspirador de pó no meu quarto. Eu não sabia usar a máquina, e minha irmã achou super engraçado :P Mas isso não é comum no Brasil, a gente ainda tá na vassourinha e pá! haha.
Eu estava pensando como manter a casa é bem mais fácil pra eles. Eles normalmente não usam sapatos dentro de casa, então a sujeira no chão é bem menor. Eles tem máquina de lavar prato em toda casa, então não precisam lavar pratos. Eles usam máquina de lavar roupa e o almoço é no colégio, já é uma refeição a menos pra preparar e pôr pra lavar.
E meu finlandês ainda vai péssimo, obrigada. Paciência pra aprender!!

Jogo de Ice Hockey


Salmão

Jantar na casa da minha conselheira

Bom restinho de final de semana para vocês!


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A melhor educação do mundo

Moi!
Hoje é sexta, amanhã é sábado... eba!
Essa semana foi a minha primeira semana na escola. Eu ainda tô meio chocada como a escola daqui é boa e como o ensino do Brasil podia melhorar. Meus pais precisaram pagar uma escola caríssima pra mim em Caruaru, minha cidade, por vários anos. E aqui eles tem tudo de melhor, ensino de graça, e ainda almoçam de graça na escola.
Os professores são criativos, sabem se expressar perfeitamente e não são tão conteudistas como no Brasil, o que eu achei muito bom, e eles sempre passam algum exercício, e estão sempre avaliando os estudantes. Por outro lado, os alunos respeitam muito mais o professor aqui. Pesquisando aqui na internet, descobri que a profissão de professor é a mais desejada na Finlândia, e mesmo assim não é o melhor salário (mas é muito bom). O professor daqui tem um salário razoavelmente bom de dois mil e quatrocentos euros, em média, e precisam estudar cinco anos na universidade e fazer especialização na área de ensino para ensinar.
Os alunos montam seu próprio horário e escolhe suas matérias em cada período, que muda a cada 6 semanas se eu não me engano. Quem quer fazer algum curso de medicina, por exemplo, estuda mais biologia e química do que os demais, quem quer relações internacionais estuda línguas, e assim vai. Ah, e eu ainda não conheci um finlandês que não falasse inglês. Todos eles aprendem no colégio, e é um inglês muito bom. E eu tenho aula de inglês e aula de história que é dada em inglês, e os professores só falam inglês! E na aula de espanhol falam muito espanhol, e na de alemão muito alemão, e assim vai.
E acima de tudo, o aluno respeita o professor. Porque educação é prioridade aqui e professor é autoridade. A sala tem quase 30 alunos, mas você não escuta um pio! E com o silêncio vem a concentração e a atenção. Ninguém faz outra coisa tipo mexer no celular, ou ficar olhando pro teto. É total atenção.
Aprendi muito com isso, e me lembrei muito de meus professores essa semana. Eles mereciam muito mais respeito, um bom salário e um pouco da nossa atenção, e os brasileiros são tão diferentes em relação aos finlandeses nisso... Precisamos melhorar nesse aspecto!
Além dessa boa impressão e de alguns amigos, eu não vou dizer que ameeei a escola... Eu fico mais cansada aqui porque são mais horas de escola do que eu tô acostumada, e muita coisa é em finlandês lógico --' Mas eu gosto! Eu tô fazendo novas amizades, aos poucos, e tenho artes, história, música, inglês e espanhol.
Os finlandeses é um povo que investe na inteligência, e por isso eu acho que eles vão avançar muito ainda na qualidade de vida e na economia desse país.

Ah e sobre a minha vida aqui... Tá boa! Primeira semana foi tranquila, bem melhor do que eu pensei que seria, ainda bem. É um pouco difícil se adaptar, se acostumar, se lembrar de tantas coisas novas. Mas fico bem quando lembro que tem muita gente torcendo por mim aí no Brasil, e aqui também! E a minha família tá sempre em casa, sempre conversando comigo... Isso é muito importante pra mim. E a saudade bate às vezes, mas eu tento sempre me manter ocupada. Por exemplo, hoje eu fui pra uma cafeteria depois da escola e vi um jogo de Ice Hockey no estádio (incrível!) e amanhã vou pra casa da minha conselheira, e domingo vou pra uma festinha do namorado da minha irmã.
Eu tomando sorvete na minha casa, aproveitando os últimos 22°C! Minha mãe me deu. Eu achei muito engraçado isso, comecei a rir quando ela me ofereceu, porque no Brasil eu só tomo picolé na praia, e não em casa!



Chocolate quente de hoje


Hyvää yötä, näkemiin!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

"Primeiro" dia de aula

Moippa!
Hoje foi o meu primeiro dia de aula, em aspas, porque na teoria eu fui ontem pra escola também. Mas eu tive que ir na diretoria escolher minhas matérias, tive que pegar uma declaração também e sei lá mais o que, sem contar que eu cheguei atrasada porque eu tava resolvendo algumas coisas importantes sobre a minha estadia com o meu conselheiro, por isso eu passei menos de 15 minutos na sala, então eu não considerei o meu "primeiro" dia de aula.

       Mas... Esta sou eu no meu "primeiro" dia de aula, na teoria (meu conselheiro tirou a foto :D)


Hoje eu tinha que pegar meu primeiro ônibus sozinha, passar o cartão magnético (eu não sabia como isso funcionava), sair no local exato e percorrer o trajeto exato para chegar na escola. Na escola eu tinha que achar minha sala, fazer amigos, achar o refeitório e depois eu tinha que achar o outro ponto de ônibus para voltar para casa, parar no local certo e voltar para casa. Talvez não pareça pra você, mas para um exchange student é um grande desafio!
O ônibus atrasou DEZ minutos aqui na Finlândia, eu fiquei zangada! Porque tem que atrasar logo comigo? Eu estava muito nervosa, quase voltando pra casa porque achava que o ônibus não vinha ou então eu estava no lugar errado e estava quase enviando uma mensagem pedindo ajuda para minha äiti (mãe), quando de repente o ônibus chegou.
Então eu entrei, sentei, e depois de um tempo uma pessoa veio perguntar se eu era intercambista, e disse que soube porque eu parecia perdida :O okk... mas isso foi ótimo! Assim eu consegui uma ajuda pra ir e voltar pra casa, e novas amizades claro :)
A escola foi legal... Não foi como no Brasil, claro, com toda aquela euforia. Mas foi um bom começo do jeitinho deles, com um pouco de timidez, mas sempre querendo saber sobre você.
Encontrei Kiara e Katharina, minhas amigas alemãs que estão aqui em Kuopio e na mesma escola que eu.

Estamos juntas em quase todas as classes! Isto é muito legal :) Katharina na esquerda, eu  no meio e Kiara na direita.

Eu não entendi nada que o professor falou hoje, e fiquei muito triste. Porque eu queria saber alguma coisa de  finlandês, mas eu não sei quase nada, e eu não aprendi quase nada desde que eu cheguei na minha cidade
E ainda tenho uma apresentação pra fazer semana que vem... Em finlandês. Sinceramente, não sei se vou conseguir. Mas vou tentar!
Resumindo o dia, foi bem legal. Fiz vários amigos no colégio, e indo e voltando dele também. E joguei Banco Imobiliário com meus irmãos (todo dia tem um jogo aqui :) e comi pizza! uhu!

Alguns minutos antes de ir pro colégio :)

Minha maior ajuda! Minha mãe daqui comprou pra mim (que fofa!)

Hyvää yota (:

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Em Kuopio, primeiros dias na minha nova casa

Heippa!
Aqui estou eu, na minha cidade da Finlândia chamada Kuopio.
É uma cidade grande na Finlândia, tem em média 90 000 ou 100 000 habitantes. Tem praças, shoppings, um observatório, lagos enormes, grandes escolas e outras coisas.
Eu vivo num bairro um pouco afastado da cidade. Eu cheguei do acampamento em Karkku no sábado à noite, e a minha família é muito legal e eles já me levaram para passear por aqui. Tenho um quarto só meu e sempre alguém conversa comigo.
Hoje eu conheci meu conselheiro, e ele também é muito legal e me ajudou muito aqui. Ele me levou e me buscou do colégio, e tivemos que resolver também o cartão do ônibus, banco e outras coisas.
Ainda é muito estranho estar aqui e tirar os sapatos ao entrar numa casa, por exemplo. São tantas coisas diferentes que eu sempre esqueço de algo. Às vezes me sinto encontrada, perdida e os dois ao mesmo tempo... É confuso. Mas posso dizer que estou adorando esta oportunidade!
Fui ao colégio hoje, eu quase não fiquei na classe e na escola porque eu cheguei tarde e a diretora me chamou, a mim e a outras duas intercambistas alemãs que vão estudar lá (fiquei muito feliz com isso! A gente já se conhecia de Karkku e do facebook antes de Karkku) e "escolhemos" as disciplinas que queremos ter. Nesse período, que eu não sei quanto tempo dura, eu vou ter música, espanhol, inglês, história (em inglês) e arte! Eu gostei :)
Eu estava tão nervosa em ir ao colégio que eu acho que dava pra ver no meu rosto. Mas eu cheguei lá e fingi que nada estava acontecendo! Se os finlandeses não lhe conhecem, eles não falam com você. Você que tem que falar com eles. Eles são meio tímidos também, e acho que é da cultura deles "respeitar" o espaço do outro.
Saudades de meus leitores brasileiros! Espero que esteja tudo bem aí :)
Ainda tô usando só o meu iPod. Peciso comprar um cabo novo aqui, porque não tem adaptador aqui pra a minha tomada do meu carregador, e a bateira já descarregou.

É isso. Hyvää yota!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Acampamento em Karkku

Moro! (uma maneira de dizer oi em Tampere). Como estão?
Faz tempo que dei notícias aqui, é que agora sou uma intercambista e a agenda tá cheiaa! Agora eu estou num acampamento em Karkku com mais 150 intercambistas, incluindo 10 brasileiros. E temos tanta coisa pra fazer, que quase não nos resta tempo livre! Mas enfim, tô amando aqui!
Cheguei dia 4, às 16h na Finlândia. Nada de emocionante (pra não dizer problema) aconteceu! Dormi pouco no vôo, não estava muito confortável.
Fui pra casa de uma família em uma cidade chamada Tuusola, eu acho. Ela fica uns 10 minutos de Helsinque, a capital. Demos um rápido passeio na cidade, foi bem legal. E eu adorei a família! Agora eu tô no acampamento e no sábado eu vou pra casa da minha família "original". Enquanto isso, estamos tendo várias palestras e principalmentes aulas de finlandês e atividades para aprender a cultura, muito legal. E ontem fomos a Tampere, acho que é a terceira maior cidade da Finlândia. Foi bem legal!
Agora tá meio frio aqui, mas do nada faz um calorzinho. A comida daqui é boa, consigo comer tudo. Umas mais, outras menos, claro!

Aqui estão algumas fotos, e prometo que em breve escreverei bastante, assim que eu tiver tempo. E vou poster muitas fotos e explicá-las!

Hei hei ;)

sábado, 4 de agosto de 2012

Em Lisboa

Genteee cheguei em Lisboa! o voo foi tranquilo, teve algumas turbulências, mas o piloto avisou que seria normal. Tô aqui com César, José Pedro e Marcela Araújo, uma amiga intercambista que a gente encontrou aqui :D Ela tá indo pra Alemanha e é da Bahia, no nordeste do Brasil também. Depois posto mais coisas! Beijos

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Últimos preparativos!

Tá pertinho demais!

Quando eu penso que o meu voo já é na sexta-feira, muita coisa passa na minha cabeça. Mas eu estou com tanta coisa pra fazer, que nem tempo para pensar nelas eu tô tendo! Tenho que pensar em mala, peso, documentos, roupas, presentes, quarto... E tem aqueles últimos momentos com a família e os amigos e o momento de se despedir.

Ontem eu fui no Rotary com César, o meu amigo de Caruaru que vai pra Finlândia comigo. Foi a nossa última reunião lá antes do intercâmbio, a gente falou um pouco sobre cada um e agradecemos ao Rotary pela oportunidade!

Hoje foi o primeiro dia de aula depois das férias e meu último dia no colégio que eu sempre estudei. Foi  muito triste ;/ Pensar que eu não vou ter formatura, excursão e aula da saudade me faz ficar com o coração apertado, mas de qualquer forma, o meu tempo lá estava acabando. Quando eu voltar do intercâmbio,
 eu vou me preparar para entrar na faculdade, não vou pro colégio. E meus amigos já vão ter terminado a escola, espero que todos já estejam na faculdade.

Depois do colégio fui resolver umas coisas no centro da cidade com o meu pai e liguei para vários familiares para aparecerem aqui em casa amanhã, para nos despedirmos. Encomendei alguns doces e salgados e botei mais coisa na mala, e fiz mais bottons com a minha irmã que me ajudou.


Meus pins, ou bottons! :) (O terceiro ficou sem sentido! Deveria ser Proud to be brazilian IN Finland!)
Brazil = Brasil in portuguese

Eu e César na reunião :)

Minha mala beeeeeeeeeem no limite do peso, 32 kg ! :x


Amanhã eu vou arrumar meu cabelo, unha e depois receber algumas pessoas aqui em casa. Depois disso, já vou cedinho no dia seguinte embarcar para a Finlândia!
Mal posso esperar para essa nova fase da minha vida. Minha avó fica triste quando eu falo que vou embora, nem quer conversar comigo sobre o assunto, mas eu também fico triste por ela porque ela não teve a oportunidade de fazer o que eu tô fazendo agora, e talvez por isso ela não entenda. Mesmo ela não gostando da ideia, eu vou tentar mostrar pra ela como vai ser bom pra mim, eu tenho certeza disso!
Porque um intercâmbio não é um ano perdido, é um ano ganho. É um ano com uma cultura diferente, com uma casa diferente, família diferente, lugar diferente, tudo diferente. E ninguém pode dizer que está completamente pronto para embarcar nessa aventura, porque não está. Mal sabemos sobre nós mesmos! Tantas coisas que eu pensava que seria diferente para mim... Por exemplo, eu realmente pensei antes que eu estaria bastante abalada com a aproximação da viagem, com a ideia de que não passarei o natal com a minha família... Na verdade, eu tô mais desorientada do que "abalada". É feito a minha irmã disse, minha cabeça já tá na Finlândia há um tempo! :P UM ANO é muita coisa, eu não consigo imaginar de maneira nenhuma quão rápido ou devagar este ano passará. A única certeza que eu tenho é que será um ano maravilhoso, com muitas experiências boas, e com certeza terei algumas ruins também, e que vale muito a pena, e que eu darei o melhor de mim para isso.

Muito sono, muito cansaço... Eu vou me esforçar muito pra fazer um post sobre o meu último dia aqui no Brasil antes do intercâmbio, mas não vai dar pra garantir.

Boa noite! Hyvää yötä! :)