Seguidores

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fazendo as malas

A parte mais legal e chata e preocupante ao mesmo tempo. Fazer as malas!
Eu, particulamente, estava animadíssima pra começar a arrumar a minha mala. Isso porque abrir a mala é começar a colocar as coisas dentro, pra mim é como um amigo abrindo a porta da porta e dizendo "É Rebeka, você vai fazer intercâmbio, tá perto, você não vai morrer antes, e vai ir morar na Finlândia!"
A minha mala estava consertando, mas ela chegou do conserto na sexta-feira, eu acho, e comecei esse final de semana mesmo.
Olha só a bagunça do comecinho de tudo!

O estrago que estava meu quarto quando eu fui começar a arrumar as malas!


Então fui colocando as coisas, a parte mais legal óbvio! Depois, comecei a embalar algumas coisas de barro que eu comprei pra dar, pois o material pede um cuidado maior, e começou a ser mais ou menos chato ter que pegar o jornal, embrulhar, uma caixinha ali, um durex ali... Mas foi.
Terminei a parte de presentes e quase a metade do espaço da mala se foi :O

Aí começa a parte chata e preocupante, que você fica achando que não vai caber mais nada, e você pensa: E agora, o que eu faço da minha vida???

Hahaha brincadeira! Então eu coloquei algumas comidas do Brasil (leite moça, chocolates, feijão, fubá, guaraná, água de coco...), algumas roupas, alguns sapatos, artigos de higiene e outras coisas, e a mala ficou desse jeito, muito cheia :/
Pelo menos já tem uma grande quantidade de coisas, falta pouco agora! E ainda falta a bagagem de mão, que posso levar até 10 kg. Eu ainda não pesei porque minha mãe levou a minha balança pra outro lugar, mas acho que amanhã eu peso. Vamos torcer para que nada passe de 32 kg, meu limite máximo!!!

Que ruim, que nada. Ruim vai ser na volta, com as coisas da Finlândia!
Ainda bem que tô levando muito presente pra dá e muita comida pra fazer pra minha família de lá, isto é, se eles quiserem provar.

4 dias agora para embarcar no avião, 5 dias para chegar e 6 dias para conhecer todos os intercambistas e ir para Karkku!!!! (São 00:34 agora, já se passou da meia noite, portanto agora estou no dia 30 :D)

Hyvää!

domingo, 22 de julho de 2012

Suomi, Finlândia!

Um pouco sobre a Finlândia

Hei!
Tantas coisas que eu já falei aqui... Mas falta falar sobre a Finlândia!! A Finlândia é um país bem distante, pequenininho e muito diferente do Brasil, talvez seja por isso que os brasileiros, em geral, não sabem muito a seu respeito. Ela não é muito citada nas aulas de geografia, nas de história de jeito nenhum, e não passa muita coisa na televisão. E não existe quase nenhum livro em português que fale sobre a Finlândia ou o finlandês , porque eu já procurei saber disso. Ou seja, a verdade é que eu já até ouvi uma vez "Finlandia? O que é isso?" e eu admito que fiquei com raiva, mas eu também já ouvi que o Brasil fica em Portugal e que a capital é Buenos Aires, do mesmo jeito que já ouvi gente falando que a capital dos Estados Unidos é Nova York, etc, então desejo encarecidamente que as pessoas estudem cada vez mais, porque conhecimento é tudo. Quem me disse isso sobre a Finlândia foi um funcionário de uma grande livraria. Eu tento perdoá-lo porque talvez ele não tenha estudado na vida, ou sei lá. Mas foi importante isso ter acontecido, porque este fato me inspirou a fazer um post inteirinho sobre meu futuro país, bem resumido, porque tem muita, mais muita informação!

A Finlândia é um país nórdico da Europa com uma área total de 338.000 km² (quase 25 vezes menor que o Brasil!) muito conhecido por seus lagos e florestas. Ela faz fronteira com a Rússia, Noruega e Suécia. O idioma oficial é o finlandês e sueco, pois cerca de 6% da população tem como "língua mãe" o sueco devido ao fato de que a Finlândia já pertenceu à Suécia. A Finlândia é um país de alto padrão de vida e muito bem colocada em várias comparações internacionais. Ela  tem 99% de alfabetização e possui altíssimo nível de qualidade de vida (saúde, educação, economia...).
É um país localizado na zona Fria Norte do planeta, ou seja, o inverno é rigoroso, podendo chegar a -30°C e no extremo norte o sol pode ficar 51 dias sem nascer, e no verão a temperatura média máxima é de 20°C e o sol se põe durante 73 dias.
Moeda: Euro
Capital: Helsinque
Governo adotado: República
Religião: Maioria pertencente à Igreja Evangélica Luterana


Possui uma cultura muito rica que vou contar bem direitinho quando eu estiver lá, além de outras coisas como alimentação, costumes, etc.
A Finlândia é muito conhecida pela NOKIA, pela ocorrência de aurora boreal, o sol da meia noite e pela casa do papai noel que se localiza na Lapônia, que é na Finlândia!

Algumas informações dadas eu vi no Wikipedia. Eu não confio muito no site, mas a verdade é que não existe muita informação sobre a Finlândia na internet. Mas não se preocupem, vou tentar relatar muitas coisas sobre a Finlândia aqui!

A Finlândia de vermelho :)

É um país lindo, com pessoas bastante simpáticas (ainda não vi ninguém me tratar de maneira fria, de acordo com o que dizem a respeito dos europeus) e que com certeza vou aprender muito lá!
Olen jo rakastan Suomessa <3
Eu amo a Finlândia <3





Se quiser saber mais sobre a Finlândia, me avise e mesmo que eu não saiba lhe responder vou procurar a resposta. Espero que o post tenha sido positivo para todos!

Hyvää yötä e uma ótima semana!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aprendendo Finlandês

Como é aprender um idioma completamente diferente do seu

Hei! Miten menee?  (Oi! Como vão as coisas?)
Eu estou aproveitando minhas férias para fazer coisas que normalmente eu passo um bom tempo fazendo, como mudar o meu quarto, ler livros, estudar sobre a Finlândia e estudar finlandês.

A língua finlandesa é um idioma da família de línguas urálicas do grupo fino-permiano, ao qual também pertencem o húngaro e o estoniano. O finlandês não pertence ao tronco indo-europeu, contrariando a maior parte dos países europeus. Pertencente ao tronco urálico e ao ramo fino-perniano, assim como o estoniano e o livónio, tem morfologia do tipo aglutinante, e o acento tônico sempre está na primeira sílaba da palavra.
O finlandês é falado na Finlândia, na Estônia (Íngria), Suécia (Vale de Torne), Noruega (Finnmark) e noroeste da Rússia (Carélia) e tem um total de falantes de 7 milhões.

Estudar finlandês requer um pouco de paciência, mas sinceramente não é tão difícil. Atualmente, eu estou estudando pelo Livemocha, porém nele não existe o ensino gramatical, então é quase que decoreba, e o site  não dá muita ajuda de como pronunciar. Mesmo assim não é nenhum bicho de sete cabeças. No finlandês a pronúncia das palavras é da mesma maneira que é escrita, diferentemente do português, o que facilita muito! O alfabeto é quase a mesma coisa, o que é difícil mesmo é a gramática, que é muito complexa. Mas mesmo assim, se houver dedicação e se você realmente tiver vontade de aprender, aprende rapidinho!

Vejam como eu aprendi o alfabeto! :B


Eu já sei falar em finlandês " Oi, meu nome é Rebeka. Tudo bem? Tenho dezessete anos e sou brasileira. De que país você é? " E outras coisas super importantes como "não entendo", "você pode repetir", "obrigada", etc.

"Terve, minemi on Rebeka. Mitä kuuluu? Minä olen seitsemäntoista vuolta vanha ya olen brasiliasta. Mikä maasta sinä olet kotoisin?"

Hyvästi! Adeus! :)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festa Junina

Oi, Mitä kuuluu? :)
Ontem faz um mês que eu criei esse blog, e tá sendo uma experiência bem divertida. Algumas pessoas comentam sobre o que eu postei, o que eu vou postar, e ficam ainda mais curiosas pelo intercâmbio de jovens e pela Finlândia, o que eu acho muito legal!
Hoje (dia 14)  faltam exatamente três semanas para eu estar chegando na Finlandia, me despedir de toda a minha família, meus amigos, minha terra e meus costumes. Dá um arrepio estranho de saber que tá muuito perto, mas é uma sensação gostosa.

Eu vou falar hoje sobre a festa de São João da minha turma do colégio, que eu inclusive já citei aqui que escreveria. Foi um dia importante pra mim porque, além de ser meu último dia de aula no colégio em que eu cresci e estudei a vida inteira, o meu coordenador que está lá há um tempão vai sair do colégio também, ou seja: clima grande de despedida! Todos nós fizemos uma linda homenagem para ele, fizemos ele chorar e choramos também (algumas pessoas). Foi o meu último trote também. Trote é uma coisa que os alunos fazem para arrecadar dinheiro para a festa de formatura, que no meu colégio funciona com temas pré-definidos (ex: profissão, pijama, banho) e todo mundo tem que ir vestido do tema, ou então paga uma taxa maior para a festa de fim de ano. Eu sei que parece meio estranho pra quem não é da nossa cultura ou não participa de colégios que tem trote, mas pra a gente é super normal, e muito divertido! Todos vão para o colégio e na hora do intervalo veste algo para caracterizar o "trote", tiramos fotos e rimos bastante. Enfim, só explicando mesmo!

Então, o trote do último dia de aula foi São João, bem típico de Caruaru, minha cidade :D Todo mundo foi com alguma roupa junina, ou de xadrez, e fizemos uma grande dança matuta na quadra do colégio, onde todos fazem uma roda, um túnel... Só vendo pra entender! Fiquei muito feliz porque deu pra reunir todos os amigos do colégio de um jeito divertido, tiramos várias fotos e eu vou guardar com muito carinho. São todos especiais porque meu colégio é minha segunda casa e eu cresci com muitos deles :)
Minha amiga filmou a dança para mim, mas tô com problemas para postar aqui, não sei se vai dar para vocês o verem. Peço desculpas por isso!

Hyvää yota! 

(Tô tentando aprender finlandês pelo livemocha.com , minha escrita tá até boa, eu acho, mas a pronúncia, ih... mais ou menos!)







Típica roupa junina (eu tive muito problema com essa roupa por isso que ficou folgada!)

Meu par na dança! Zaqueu :)



Minha turma do colégio, meu C-1!


video



terça-feira, 10 de julho de 2012

Treinamento de Outbounds em Gravatá

Hyvää!
Nesse fim de semana eu fui pra Gravatá, uma cidade que se encontra a mais ou menos uma hora daqui. Houve um treinamento exigido pelo Rotary, onde acontecem várias palestras, atividades e até mesmo momentos muito divertidos! É um encontro de todos os outbounds (intercambistas que estão indo) dos distritos da região, que englobam Pernambuco, João Pessoa, Aracaju, Paraíba, Natal, etc.
Foi um final de semana muito marcante. Eu amei conhecer todas aquelas pessoas e adoro o hotel, e fiquei triste também porque a intercambista que tava na minha casa, Mie, foi embora pra Dinamarca no sábado, e o nosso "adeus" foi dado em Gravatá mesmo por conta das palestras que estavam acontecendo e eu não podia perder (já tô com saudades, Mie!) . E foi nossa última reunião, então agora eu sei que tá realmente perto o momento tão sonhado de entrar no avião e só voltar um ano depois.
Falaram sobre o choque cultural, atitudes de intercambista, família, bagagem, visto, entre outras coisas. Fiz várias amizades, dormi pouco, comi muito e tirei muuitas fotos!

Agora eu tô em casa e aparentemente sem "nenhum compromisso". Só preciso arrumar o meu quarto (minha irmã tava nele porque Mie tava usando o dela, mas agora ela vai voltar), fazer outros cartões, porque o que eu fiz ficou muito feio e eu não gostei, estudar finlandês online e produzir meus pins! Acho que meu pai vai mandar fazer em Recife, porque eu achei um lugar lá bem bararto.

Hei Hei! Tchauzinho!



Somos intercambistas \o/
Galera de Caruaru (meus pais estão bem atrás de mim ^^)


Vou sentir saudades!!!

domingo, 8 de julho de 2012

Brasília

Oi, de novo! Espero que esteja tudo bem com vocês. Cheguei em Caruaru na quinta-feira, fim de tarde. Como eu tava muito cansada eu não saí de casa e fiquei conversando sobre o processo do visto com uma amiga da Bahia que vai pra Finlândia também, Maria Alice, e depois fui dormir.
Eu tirei o visto em Brasília, pois é a única embaixada finlandesa no Brasil. Foi legal porque deu pra conhecer a cidade, o clima (apesar de lá ser muito seco) e outras coisas locais, sendo assim, aprendi na prática bastante coisas interessantes sobre a cidade!

Brasília é a atual capital do Brasil e sede de governo do Distrito Federal (DF). É uma cidade muito citada historicamente devido a 'Era JK' (Juscelino Kubitschek), presidente do Brasil, o homem que lançou o projeto de desenvolvimento do Brasil "50 anos em 5", uma garantia de rápido desenvolvimento na área de transporte, energia, indústria de base, alimentação e educação. E assim, Brasília cresceu rapidinho! Houve a construção de 20 mil km de rodovias, desenvolvimento da indústria e muitas outras atividades que foram responsáveis para o Brasil dar um passo maior e o PIB brasileiro crescer 7% ao ano e a Produção Industrial crescer 80% ao ano. Aprendi no colégio que esse período se chama Anos Dourados, pois tudo aparenta estar uma maravilha e se desenvolvendo rapidamente. Porém, houveram alguns prejuízos, afinal, muita coisa foi feita e muito dinheiro gasto, obviamente. Então Brasília passa a ter uma dívida externa e um déficit nas contas públicas, quitado após um bom tempo depois de algumas medidas como aumento da inflação e impressão de papel-moeda.
Brasília é uma cidade muito organizada. Ao visitar, o turista rapidamente percebe que existe um setor só de hotéis, outro só de restaurantes, outro de embaixadas muito incrível, com uma embaixada de todos os países, eu creio, e coisas do tipo. Ela foi "arquitetada": ruas, prédios, árvores e lagos da cidade foram muito bem pensados e depois projetados por Oscar Niemeyer, vivo até hoje com um pouco mais de cem anos. É tão impressionante que suas principais ruas formam o desenho de um "avião", e quando eu estava perto de pousar eu pude vê-lo, é muito legal!


Para terminar o meu comentário sobre Brasília, a cidade possui o Planalto da Alvorada (a casa, ou melhor, o palácio que a nossa presidente mora), o Congresso, vários museus, incríveis catedrais e a taça dos três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo), e é lá que os deputados e senadores trabalham!
-
Ah, e eu odiei o clima seco, a boca fica seca e dá vontade de passar hidratante de cacau o tempo todo, então se você for pra lá um dia beba bastante água e compre um hidratante labial, e se você tem algum problema respiratório deve tomar um cuidado bastante extra!

Achei que seria legal falar um pouco sobre a capital do país e sobre a incrível história desta cidade, espero que tenham gostado :) Uma boa semana para todos! :*


Catedral de Brasília

Congresso Nacional


Palácio da Alvorada

Lago artificial e ponte JK

:)



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Visto!

Hoje de manhã eu peguei um voo de Recife para Brasília, mais precisamente às 6:40 o avião já estava decolando, e é isso que importa :DD
Digo isso porque tivemos algumas complicações na nossa ida. Nossos planos era ir a Recife terça à tarde (eu, meu pai, César e o pai dele) comprar a passagem da Finlândia, dormir lá de madrugada, se acordar e voltar no mesmo dia. Porém, não foi bem isso o que aconteceu. Primeiro, meu pai errou o dia do voo e ele só descobriu isso algumas horas depois. Se o dia que na verdade foi marcado fosse a quinta-feira, um dia depois, tudo bem, eu acho... Mas ele errou um dia antes! Ou seja, ele marcou os voos de ida e volta para a terça-feira, ao invés da quarta. Sendo assim, fomos atrás de outras passagens e até encontramos uma outra passagem de ida para o mesmo horário, só que não encontramos de volta. (Detalhe: as passagens anteriores foram caríssimas, essas então, muito mais!) 
Então meu pai e o pai de César acabou reservando a mesma passagem de ida nossa (porém ao invés da terça foi na quarta) e bem mais cara devido à remacarção. E a da volta só tinha para amanhã, quinta, então meu pai teve que reservar um hotel para nós, e acabamos conhecendo mais Brasília... Ok, foi um prejuízo bem grande pro bolso, mas tudo bem! E, pelo menos conhecemos melhor a cidade e ficamos num hotel bem legal :D
Ah, e chegando lá na embaixada vimos várias coisas e pessoas da Finlândia, e ainda ganhamos um "kit" de informativos e imagens sobre a Finlândia. Eu realmente amei!


(Pasta com todos os documentos necessários. Tentando ser organizada :D)
Pelo que parece o meu visto e o de César chega em, em média, 30 dias. E daqui a exatamente 30 dias estaremos embarcando para a Finlândia. Então, esperamos que chegue a tempo. Vai chegar, tem que chegar! E por favor, querido(a) leitor(a), fique na torcida também, esse visto não pode demorar muito pra chegar ok?
Volto amanhã para Recife, às 11 horas da manhã. Amanhã eu vou conhecer mais Brasília e depois eu falo da cidade aqui :) Boa noite para todos!

domingo, 1 de julho de 2012

Uns saindo, outros chegando!

Keep calm, Exchange is coming!



Oi! Moi! A minha semana foi bem ocupada, e eu me preocupei muito com as coisas do visto, passaporte, seguro, taxas, etc. Foi meio triste também, porque os intercambistas da minha cidade estão começando a voltar para o país deles, e eu fiquei amiga de vários deles! :(


Sexta eu fui pra Recife e reservei minha passagem com César, o meu amigo de Caruaru que vai comigo pra Finlândia, também pelo Rotary. É ótimo ter César porque sempre que um de nós temos dúvidas recorremos um ao outro e nossos pais são amigos também. Mas enfim, chegando lá e conversando com a mulher da agência não tinha muitas opções, especialmente no horário ideal, então a gente acabou ficando com a ida no dia 03 de agosto Recife-Fortaleza-Lisboa-Helsinque, saída às 14h40 e chegada às 15h50 do dia 04 de agosto. Aproveitamos e fomos nos despedir da intercambista da Alemanha que passou 11 meses aqui, Viola!
Quarta eu vou pra Brasília com meu pai, César e o pai dele, e vamos tirar o visto na embaixada de lá. Vamos sair de Recife às 6h e vamos chegar de meia noite do mesmo dia!
Sexta, sábado e domingo é a conferência com os outbounds em Gravatá, e no sábado a intercambista que está aqui em casa da Dinamarca, Mie, vai voltar para a casa dela. E durante a semana eu ainda pretendo mandar fazer os meus cartões, ir no banco pra resolver umas coisas, pagar outras, e pegar meus pins. Ou seja, nada de férias!



Eu e Viola, pertinho de embarcar!


Julita, a mexicana que estava aqui em casa, foi a primeira a ir embora com a mãe e a amiga dela que vieram buscá-la. Foi muito triste e todo mundo chorou muito, mas creio que foi porque ela foi a primeira dos inbounds a ir. No outro dia, foi a vez da alemã e o americano foi embora ontem juntamente com uma francesa, que também ficou muito minha amiga. Ela só passou duas semanas aqui em casa, mas mesmo assim ela nos considera como família dela e fez um jantar pra a gente, achei super fofo! (e chique!)
O jantar foi no sábado à noite, justamente no encerramento do São João, a festa mais animada da minha cidade, e com a melhor banda! Mas mesmo assim ela preferiu estar conosco.
O jantar foi dividido em pratos. Primeiro, comemos este da foto, deliciosos camarões com manga e abacate e mais um molho. Depois comemos um salmão com cenoura e um molho bem temperado, depois salada, e depois a sobremesa, uma torta com doce de leite! Huum
E depois a gente começou a chorar porque era a hora de dizer adeus :( odeio despedidas.



Fim de jantar! Da esquerda para a direita: Minha irmã, o garoto que fez intercâmbio na França, a francesa, eu e a minha amiga Juliane, uma inbound também, mas para o México.

*inbounds: intercambistas que entraram no país estrangeiro
*outbounds: intercambistas que vão sair do seu país de origem

Sorte do dia: As providências tomadas, mesmo difíceis, serão muito úteis ao seu futuro.

Um ótimo final de semana para todos, até breve!!! :*